I CEETD ocorre em Porto Alegre e contará com palestra da OIT

O ministro Lupi é esperado na solenidade de abertura do evento.

A I Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente (CEETD) ocorrerá em Porto Alegre na próxima segunda-feira e terça-feira após a realização de seis pré-conferências nos municípios de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Pelotas, Santa Maria, Livramento e Passo Fundo. Na grande edição estadual na capital do Rio Grande do Sul, a solenidade de abertura deverá contar com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Luís Augusto Lara.

A edição de Porto Alegre tem a missão de aglutinar a nível estadual todas as questões debatidas no interior do Estado e tirar propostas para a Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente (CNETD) em 2012. Em Livramento, por exemplo, uma das demandas, tanto de empresários como trabalhadores, foi a implementação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento da Faixa de Fronteira. Em Santo Ângelo, a preocupação com a invasão de produtos chineses foi outra angústia manifestada pelos trabalhadores e, em Pelotas, há a necessidade de mensurar os resultados da qualificação que vem sendo realizada na região, porque em alguns casos não há atendimento das reais necessidades da produção local, especialmente no que tange à indústria naval. Outra questão bastante levantada nas manifestações foi a relevância dos cursos do Sistema S.

Assim, a CEETD Porto Alegre promoverá o debate de representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo na resolução de questões de trabalho. O momento especial da CEETD será a palestras de Laís Abramo, diretora nacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, e a palestra de Clemente Ganz, diretor nacional do Dieese, na segunda-feira. Além disso, o ministro do Trabalho do Uruguai, Eduardo Brenta Badano, foi convidado. Na terça-feira, 10 grupos de trabalho vão discutir e formular propostas, além de votação dos delegados para participar na Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente.

A Força Sindical-RS está empenhada na promoção do Trabalho Decente, que implica muito mais que aumentos salariais, mas também qualidade de vida do trabalhador no transporte público que o leva ao serviço, na saúde pública que zela pela sua vida, na educação para evolução pessoal e de sua família, na inclusão digital e cultural. "O trabalhador, como sempre digo, não quer só comida ou salário, ele quer saúde, diversão e arte", afirma Clàudio Janta. Neste sentido, uma das medidas da Força Sindical está sendo realizada a partir de projetos sociais como o Força Social - que proporciona qualificação profissional em comunidades de Porto Alegre - e o Força Cultural - que realiza shows no interior do Rio Grande do Sul.

Segundo Lélio Falcão, que representa a Força Sindical-RS e o presidente Clàudio Janta na organização do evento, 150 delegados da bancada dos trabalhadores, 150 da bancada dos empresários e 150 do governo e mais 50 pessoas das sociedade civil organizada discutirão temas convergentes e divergentes. "Existem questionamentos para que estas 50 pessoas sejam neutras. Também dentro das bancadas há preocupação que todo o Estado seja representado", disse.

"Cada bancada tem sua expectativa. A dos trabalhadores tem sua proposta defendida no Trabalho Decente. Assim como os empresários têm suas bandeiras. Já o governo acreditamos que buscará consolidar o tripartismo nas políticas públicas. Também há um plano estadual de geração de emprego. Esperamos que o secretário estadual de Emprego, Luís Augusto Lara, exponha uma preocupação a que ele já se monstrou sensível que é a questão da taxa de desemprego na Faixa de Fronteira, que tem grande vulnerabilidade no RS", explicou Lélio Falcão.

"Estamos todos aprendendo com a Conferência que é a primeira, tanto que já há o tensionamento entre as bancadas preocupadas na defesa de suas bandeiras", frisou o sindicalista.

Serviço:

I Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente (ICEETD) - Porto Alegre

Local: Hotel Embaixador

Painelistas confirmados: Lais Abramo (OIT - Brasil) e Clemente Ganz Lúcio (Dieese- Brasil)

Programação:

Dia 31/10/2011