
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A I Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente (CEETD) ocorrerá em Porto Alegre na próxima segunda-feira e terça-feira após a realização de seis pré-conferências nos municípios de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Pelotas, Santa Maria, Livramento e Passo Fundo. Na grande edição estadual na capital do Rio Grande do Sul, a solenidade de abertura deverá contar com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Luís Augusto Lara.
A edição de Porto Alegre tem a missão de aglutinar a nível estadual todas as questões debatidas no interior do Estado e tirar propostas para a Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente (CNETD) em 2012. Em Livramento, por exemplo, uma das demandas, tanto de empresários como trabalhadores, foi a implementação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento da Faixa de Fronteira. Em Santo Ângelo, a preocupação com a invasão de produtos chineses foi outra angústia manifestada pelos trabalhadores e, em Pelotas, há a necessidade de mensurar os resultados da qualificação que vem sendo realizada na região, porque em alguns casos não há atendimento das reais necessidades da produção local, especialmente no que tange à indústria naval. Outra questão bastante levantada nas manifestações foi a relevância dos cursos do Sistema S.
Assim, a CEETD Porto Alegre promoverá o debate de representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo na resolução de questões de trabalho. O momento especial da CEETD será a palestras de Laís Abramo, diretora nacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, e a palestra de Clemente Ganz, diretor nacional do Dieese, na segunda-feira. Além disso, o ministro do Trabalho do Uruguai, Eduardo Brenta Badano, foi convidado. Na terça-feira, 10 grupos de trabalho vão discutir e formular propostas, além de votação dos delegados para participar na Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente.
A Força Sindical-RS está empenhada na promoção do Trabalho Decente, que implica muito mais que aumentos salariais, mas também qualidade de vida do trabalhador no transporte público que o leva ao serviço, na saúde pública que zela pela sua vida, na educação para evolução pessoal e de sua família, na inclusão digital e cultural. "O trabalhador, como sempre digo, não quer só comida ou salário, ele quer saúde, diversão e arte", afirma Clàudio Janta. Neste sentido, uma das medidas da Força Sindical está sendo realizada a partir de projetos sociais como o Força Social - que proporciona qualificação profissional em comunidades de Porto Alegre - e o Força Cultural - que realiza shows no interior do Rio Grande do Sul.
Segundo Lélio Falcão, que representa a Força Sindical-RS e o presidente Clàudio Janta na organização do evento, 150 delegados da bancada dos trabalhadores, 150 da bancada dos empresários e 150 do governo e mais 50 pessoas das sociedade civil organizada discutirão temas convergentes e divergentes. "Existem questionamentos para que estas 50 pessoas sejam neutras. Também dentro das bancadas há preocupação que todo o Estado seja representado", disse.
Cada bancada tem sua expectativa. A dos trabalhadores tem sua proposta defendida no Trabalho Decente. Assim como os empresários têm suas bandeiras. Já o governo acreditamos que buscará consolidar o tripartismo nas políticas públicas. Também há um plano estadual de geração de emprego. Esperamos que o secretário estadual de Emprego, Luís Augusto Lara, exponha uma preocupação a que ele já se monstrou sensível que é a questão da taxa de desemprego na Faixa de Fronteira, que tem grande vulnerabilidade no RS", explicou Lélio Falcão.
Estamos todos aprendendo com a Conferência que é a primeira, tanto que já há o tensionamento entre as bancadas preocupadas na defesa de suas bandeiras", frisou o sindicalista.
Serviço:
I Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente (ICEETD) - Porto Alegre
Local: Hotel Embaixador
Painelistas confirmados: Lais Abramo (OIT - Brasil) e Clemente Ganz Lúcio (Dieese- Brasil)
Programação:
Dia 31/10/2011
9h às 12h – Credenciamento
14h – Solenidade de Abertura
15h – Painel Emprego e Trabalho Decente
16h30min – Debate- Perguntas e respostas
18h – Encerramento
Dia 1/11/11
8h30min – Trabalho de Grupos por Temas
12h – Intervalo Almoço
14h - Plenária - Apresentação dos Relatórios por Grupo
17h - Homologação da Delegação do RS para a ICNETD
18h - Encerramento
Texto: Josemari Quevedo
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.