Fiscalização do Sindec-POA atua no feriado para garantir os direitos dos comerciários
Ligiane Brondani

O setor de fiscalização do sindicato atuou nos bairros e nos shoppings durante o feriado de Nossa Senhora dos Navegantes.

A fiscalização do Sindec-POA atuou em mais um feriado para garantir o cumprimento dos direitos dos comerciários de Porto Alegre. Durante o feriado de Nossa Senhora dos Navegantes, na segunda-feira, dia 2, o setor se dividiu em quatro equipes.

Pela manhã a atuação aconteceu nos bairros e à tarde nos shoppings, para assegurar que as empresas cumprissem com os acordos fechados com o Sindicato. Foram autuadas 35 empresas por descumprirem a Convenção Coletiva, que proíbe o funcionamento do comércio.

“No geral as empresas já se conscientizaram que nosso trabalho é sério e atuante, com isso passaram a respeitar a fiscalização do sindicato. Nosso setor atua, cobra e devolve o dinheiro para o trabalhador, pois toda autuação é revertida para o comerciários”, afirmou o diretor Ezequias Machado.

As empresas têm três dias para regularizar a sua situação. Assim que efetuarem o pagamento da multa, que é revertida para os comerciários que trabalharam no feriado, o Sindec-POA irá retornar nos estabelecimentos para efetuar o pagamento. Caso haja reincidência será proibida a abertura no domingo subsequente ao dia da autuação.