Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Em boa parte concentrado no primeiro trimestre, o pagamento dos programas de participação nos lucros e resultados (PLR) das empresas para os funcionários começa a aparecer nos contracheques com uma mordida menor do Leão.
Desde 1º de janeiro, estão isentos de Imposto de Renda (IR) os benefícios de até R$ 6 mil, faixa quase quatro vezes maior do que vigorava até o ano passado. A medida, anunciada no fim de 2012 pelo governo federal, também estabeleceu alíquotas progressivas para valores superiores ao teto de isenção, mas mesmo quem seguirá tributado terá um total menor retido na fonte.
Embora ainda não exista uma projeção final, dados da Central Única dos Trabalhadores (CUT) baseados em levantamentos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) indicam que, em apenas quatro grandes setores – bancário, petróleo e gás, elétrico e montadoras – são mais de 780 mil beneficiados. Os mesmos cálculos indicam que, só nesses segmentos, o governo federal abriria mão de R$ 1,4 bilhão em arrecadação.
— Para o trabalhador, significa mais renda disponível para o consumo — resume o supervisor técnico do Dieese no Rio Grande do Sul, Ricardo Franzoi, lembrando que, em regra, os programas de PLR são adotados apenas por grandes e médias empresas e, com maior frequência, na indústria.
Para Marcos Paiva, professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), um dos grandes méritos da iniciativa do governo foi deixar clara uma diferença tributária entre salários e participação por lucro.
— O salário é uma contrapartida do trabalho e tem de pagar IR. Participação em lucro é outra coisa. Creio que a tendência é acabar com a tributação — afirma Paiva, ressalvando que deveria ser mantido o pagamento de IR sobre os bônus pagos a altos executivos.
Fonte: Zero Hora
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.