Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Economia gaúcha cresceu 5,6% até setembro de 2011

por |
O bom desempenho da economia gaúcha também é resultado da expansão do setor de Serviços.

O Índice Trimestral de Atividade Produtiva (ITAP), divulgado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) para o ano de 2011 (findos em setembro) indicam um crescimento de 5,6% na atividade produtiva gaúcha quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Esse crescimento foi impulsionado pelos resultados positivos do setor Agropecuário, alta de 14,2%, com destaque para a produção agrícola, em especial as lavouras de fumo (45,0%) e arroz (29,2%). O bom desempenho da economia gaúcha também é resultado da expansão do setor de Serviços, que teve crescimento de 5,3%, com destaque para o comércio de 8,5% e a Indústria 3,0%, com ênfase em máquinas e equipamentos (9,4%).

Notícias

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador

Ataques aos sindicatos são sempre inerentes à economia de mercado. É importante destacar que eles são mais intensos nos momentos de avanço do liberalismo e do neoliberalismo – pós-década de 1970 – impulsionados pela direita ou extrema direita, o que mostra a dimensão política desse movimento. Na história do Brasil, esse movimento se repetiu algumas vezes:

Carregando as notícias