
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A análise dos sete quesitos que constituem a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias do RS (ICF-RS) para o mês de outubro mostra que o consumidor gaúcho está mais confiante e que a situação do emprego e da renda influencia o bom momento. A pesquisa realizada pela CNC e divulgada nesta terça-feira (1o/11) pela Fecomércio-RS marcou 130,7 pontos, em um score que vai de zero até 200 pontos – sendo considerado pessimismo abaixo de 100 e otimismo acima de 100. O resultado apresentou alta de 11,6% na comparação com o mês anterior (117,0 pontos), mas teve uma pequena retração na avaliação contra o mesmo mês do ano passado (131,0 pontos).
O quesito renda atual (138,5 pontos) apresentou elevação em relação a setembro (109,4 pontos). A elevação foi generalizada em todas as faixas de renda analisadas. Também com boa pontuação, o indicador de perspectiva de consumo apresentou melhora em relação ao mês anterior, registrando 152 pontos, o maior valor da série histórica. Os outros quesitos são emprego atual (126,4 pontos), perspectiva profissional (116,9 pontos), acesso a crédito (128,5 pontos), nível de consumo atual (110,8 pontos) e momento para duráveis (141,6 pontos).
Segundo a avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, com o movimento verificado em outubro, o ICF-RS interrompe a trajetória de duas quedas seguidas no indicador. "Esse resultado demonstra que nos meses finais do ano a população gaúcha já sinaliza estar pronta para as compras decorrentes desta época do ano", avalia De Marchi. À exceção dos índices de emprego atual e perspectiva profissional, todos os demais apresentaram expansão na margem, com destaque para a perspectiva de consumo, que já cresce faz dois meses consecutivos, apresentando alta de 32,9% no comparativo com setembro.
Clique aqui para ler toda a análise.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.