Boa perspectiva de consumo e renda eleva otimismo das famílias gaúchas em outubro
Jousi Quevedo

O resultado apresentou alta de 11,6% na comparação com o mês anterior (117,0 pontos), mas teve uma pequena retração na avaliação contra o mesmo mês do ano passado (131,0 pontos).

A análise dos sete quesitos que constituem a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias do RS (ICF-RS) para o mês de outubro mostra que o consumidor gaúcho está mais confiante e que a situação do emprego e da renda influencia o bom momento. A pesquisa realizada pela CNC e divulgada nesta terça-feira (1o/11) pela Fecomércio-RS marcou 130,7 pontos, em um score que vai de zero até 200 pontos – sendo considerado pessimismo abaixo de 100 e otimismo acima de 100. O resultado apresentou alta de 11,6% na comparação com o mês anterior (117,0 pontos), mas teve uma pequena retração na avaliação contra o mesmo mês do ano passado (131,0 pontos).

O quesito renda atual (138,5 pontos) apresentou elevação em relação a setembro (109,4 pontos). A elevação foi generalizada em todas as faixas de renda analisadas. Também com boa pontuação, o indicador de perspectiva de consumo apresentou melhora em relação ao mês anterior, registrando 152 pontos, o maior valor da série histórica. Os outros quesitos são emprego atual (126,4 pontos), perspectiva profissional (116,9 pontos), acesso a crédito (128,5 pontos), nível de consumo atual (110,8 pontos) e momento para duráveis (141,6 pontos).

Segundo a avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, com o movimento verificado em outubro, o ICF-RS interrompe a trajetória de duas quedas seguidas no indicador. “Esse resultado demonstra que nos meses finais do ano a população gaúcha já sinaliza estar pronta para as compras decorrentes desta época do ano”, avalia De Marchi. À exceção dos índices de emprego atual e perspectiva profissional, todos os demais apresentaram expansão na margem, com destaque para a perspectiva de consumo, que já cresce faz dois meses consecutivos, apresentando alta de 32,9% no comparativo com setembro.

Clique aqui para ler toda a análise.

Voltar pro topo