Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Negociação do Sindec garante manutenção de empregos e salários
por Régis Araújo | Em meio a políticas governamentais ineficientes e a falta de incentivos para a retomada da economia, o sindicato concluiu mais uma Campanha Salarial com o saldo positivo.
O setor do comércio vivencia ainda os efeitos da crise iniciada pela pandemia há dois anos. Em meio a políticas governamentais ineficientes e a falta de incentivos para a retomada da economia, o sindicato concluiu mais uma Campanha Salarial com o saldo positivo para os trabalhadores, focando na manutenção da Convenção Coletiva e Acordos, que mantém direitos e muitos benefícios não assegurados pela própria CLT.
Foi conquistado a recomposição integral da inflação (11,08%) que deverá incidir sobre os salários resultantes da aplicação da Convenção anterior. Ainda houve a manutenção de importantes cláusulas, como quebra-de-caixa, quinquênio, Dia do Comerciário, teletrabalho na pandemia, dentre outras.
Confira a Palavra do Presidente Nilton Neco
Neste ano, as Convenções e Acordos Coletivos têm dois formatos:
1) Setores considerados não essenciais:
Atacadista em geral e Atacadista de Tecidos
Lojistas e Ópticos
REAJUSTE SALARIAL: reajustes em 1º de novembro de 2021, no percentual de 5,39%, a incidir sobre os salários resultantes da Convenção Coletiva de Trabalho ora revista. Em 1º de maio de 2022 os salários terão novo reajuste totalizando 11,08%.
2) Setores considerados essenciais:
Atacadista de Gêneros Alimentícios
Atacadista de Produtos Químicos
Atacadista de Madeiras e Atacadista de Materiais de Construção e Louças
Atacadista de Álcool e Bebidas
Varejista de Gêneros Alimentícios
Farmácias
Varejista de Veículos e de Peças para Veículos
REAJUSTE SALARIAL: reajuste em 1º de novembro de 2021, no percentual de 5,39% que incidirá sobre os salários de 1º de novembro de 2020, resultante da convenção coletiva ora revista. Em 1º de janeiro de 2022 os salários serão majorados no totalizando o percentual de 11,08%.
Para o setor de Funerárias, será concedido o reajuste integral de 11,08% nos pisos e salários em 01 de novembro.
PRÊMIOS DE DOMINGOS E FERIADOS: Os valores dos prêmios de domingos e feriados serão corrigidos em 01/01/2022 com 50% do INPC de JAN a DEZ/2021 e em 01/05/2022 com 50% do INPC de JAN a DEZ/2021.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.