Veto de Dilma ao 85/95 só será votado em agosto
Gabriella Oliveira

A presidente enviou outra regra ao Congresso mantendo a fórmula 85/95, mas com um aumento de pontuação.

Na expectativa de conseguir um acordo com o governo, as centrais sindicais pediram ontem ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o cancelamento da votação do veto da presidente Dilma Rousseff a 85/95, previsto para o dia 14. Segundo a Agência Senado, Calheiros aceitou o pedido.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, disse que as centrais optaram por tentar uma negociação com o governo. “Entendemos que seria importante ter na lei uma cláusula de atualização da 85/95, mas queremos que o governo mostre critérios técnicos”,explicou.

A presidente enviou outra regra ao Congresso mantendo a fórmula 85/95, mas com um aumento de pontuação que dá benefício integral a partir de 2017. Essa fórmula é uma alternativa ao fator previdenciário. Com ela, o segurado que somar 85 (mulher) e 95 (homem) com sua idade e tempo de contribuição escapa do desconto do fator.

Segundo o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), há a preocupação de o Senado manter o veto e enfraquecer a negociação. Ontem, na reunião, Renan Calheiros disse aos sindicalistas que a medida provisória ampliando o reajuste do salário mínimo a todos os aposentados do NSS deverá entrar na pauta de votações na semana que vem.

Fonte: Agora