
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
As vendas do comércio varejista subiram 0,5% no mês de setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira. Na comparação com setembro de 2012, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo cresceram 4,1% neste ano. Setembro foi o sétimo mês seguido de elevação no índice, embora o resultado tenha sido inferior ao de agosta, que somou alta de 0,9%.
No acumulado do ano até setembro, as vendas do comércio acumulam altas de 3,9%. Nos últimos 12 meses as vendas registram elevação de 4,8%.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,7% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal. Na comparação com setembro de 2012, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado cresceram 7,5% em setembro deste ano. Até setembro, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam altas de 3,6% no ano e de 4,9% nos últimos 12 meses.
O IBGE ainda revisou a alta do varejo ampliado apurada para o mês de agosto deste ano. A taxa passou a ser estável, de alta de 0,6% divulgada anteriormente.
As vendas do comércio varejista restrito cresceram 3,2% no terceiro trimestre de 2013, na comparação com o trimestre imediatamente anterior (com ajuste).
Segmentos com maiores vendas
Em setembro, houve crescimento no volume de vendas em sete das 10 dos ramos de produtos pesquisadas na comparação com o mês imediatamente anterior, com destaque para artigos de uso pessoal e doméstico (2,4%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,3%).
Na comparação com setembro de 2012, os oito segmentos do varejo apresentaram aumento no volume de vendas, ressaltando-se alta de 14,8% em artigos de uso pessoal e doméstico e de 7,6% em móveis e eletrodomésticos.
Desempenho por regiões
Das 27 unidades da federação, 22 apresentaram variações positivas na comparação setembro de 2013 contra setembro de 2012. Os destaques em termos de taxa de crescimento foram: Alagoas, com variação de 10,6%, Tocantins (10,3%), Rio Grande do Norte (9,7%), Maranhão (9,5%) e Pernambuco (9,4%). Quanto à participação na composição da taxa do comércio varejista, destacaram-se São Paulo (4,7%), Rio de Janeiro (5,4%), Paraná (7,3%), Pernambuco (9,4%) e Bahia (3,0%).
Em relação ao varejo ampliado, houve crescimento em 23 unidades da federação, com as maiores taxas no volume de vendas ocorrendo no Acre (16,7%), Rio Grande do Sul (12,5%), Rio Grande do Norte (12,0%), Paraná (11,9%) e Pernambuco (11,6%). Em termos de impacto positivo no resultado global do setor, os destaques foram São Paulo (6,8%), Rio de Janeiro (11,1%), Rio Grande do Sul (12,5%), Paraná (11,9%) e Santa Catarina (7,8%).
Considerando os resultados sobre o mês anterior com ajuste sazonal, observa-se expansão no volume de vendas em 17 unidades da federação. As maiores taxas positivas ocorreram em Tocantins (1,8%), Rio Grande do Norte (1,6%), Maranhão (1,6%), Mato Grosso do Sul (1,4) e Pernambuco (1,2%). Já os destaques em termos de taxas negativas foram Sergipe (-5,7%), Roraima (-2,2%), Espírito Santo (-1,6%) e Alagoas (-1,4%).
Fonte: Zero Hora
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.