Vendas no comércio crescem em setembro pelo sétimo mês seguido
Gabriella Oliveira

Pesquisa do varejo, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE, aponta alta de 0,5% em setembro.

As vendas do comércio varejista subiram 0,5% no mês de setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira. Na comparação com setembro de 2012, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo cresceram 4,1% neste ano. Setembro foi o sétimo mês seguido de elevação no índice, embora o resultado tenha sido inferior ao de agosta, que somou alta de 0,9%.

No acumulado do ano até setembro, as vendas do comércio acumulam altas de 3,9%. Nos últimos 12 meses as vendas registram elevação de 4,8%.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,7% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal. Na comparação com setembro de 2012, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado cresceram 7,5% em setembro deste ano. Até setembro, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam altas de 3,6% no ano e de 4,9% nos últimos 12 meses.

O IBGE ainda revisou a alta do varejo ampliado apurada para o mês de agosto deste ano. A taxa passou a ser estável, de alta de 0,6% divulgada anteriormente.

As vendas do comércio varejista restrito cresceram 3,2% no terceiro trimestre de 2013, na comparação com o trimestre imediatamente anterior (com ajuste).

Segmentos com maiores vendas

Em setembro, houve crescimento no volume de vendas em sete das 10 dos ramos de produtos pesquisadas na comparação com o mês imediatamente anterior, com destaque para artigos de uso pessoal e doméstico (2,4%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,3%).

Na comparação com setembro de 2012, os oito segmentos do varejo apresentaram aumento no volume de vendas, ressaltando-se alta de 14,8% em artigos de uso pessoal e doméstico e de 7,6% em móveis e eletrodomésticos.

Desempenho por regiões

Das 27 unidades da federação, 22 apresentaram variações positivas na comparação setembro de 2013 contra setembro de 2012. Os destaques em termos de taxa de crescimento foram: Alagoas, com variação de 10,6%, Tocantins (10,3%), Rio Grande do Norte (9,7%), Maranhão (9,5%) e Pernambuco (9,4%). Quanto à participação na composição da taxa do comércio varejista, destacaram-se São Paulo (4,7%), Rio de Janeiro (5,4%), Paraná (7,3%), Pernambuco (9,4%) e Bahia (3,0%).

Em relação ao varejo ampliado, houve crescimento em 23 unidades da federação, com as maiores taxas no volume de vendas ocorrendo no Acre (16,7%), Rio Grande do Sul (12,5%), Rio Grande do Norte (12,0%), Paraná (11,9%) e Pernambuco (11,6%). Em termos de impacto positivo no resultado global do setor, os destaques foram São Paulo (6,8%), Rio de Janeiro (11,1%), Rio Grande do Sul (12,5%), Paraná (11,9%) e Santa Catarina (7,8%).

Considerando os resultados sobre o mês anterior com ajuste sazonal, observa-se expansão no volume de vendas em 17 unidades da federação. As maiores taxas positivas ocorreram em Tocantins (1,8%), Rio Grande do Norte (1,6%), Maranhão (1,6%), Mato Grosso do Sul (1,4) e Pernambuco (1,2%). Já os destaques em termos de taxas negativas foram Sergipe (-5,7%), Roraima (-2,2%), Espírito Santo (-1,6%) e Alagoas (-1,4%).

Fonte: Zero Hora