Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Trabalho informal atinge 16,8% do PIB, o menor dos últimos 8 anos
por Jousi Quevedo | Porém, os dados também indicam que o crescimento do emprego formal, que é um dos principais responsáveis por essa queda, deve estagnar a partir de 2012.
O Índice de Economia Subterrânea (IES), que mede a porcentagem de trabalho informal na economia, atingiu 16,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no último ano, em um valor estimado de R$ 695,7 bilhões. Os dados são de estudo semestral realizado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV). Segundo a pesquisa divulgada nesta quarta-feira, essa é a menor porcentagem registrada desde 2003.
Porém, os dados também indicam que o crescimento do emprego formal, que é um dos principais responsáveis por essa queda, deve estagnar a partir de 2012. E, segundo o pesquisador responsável pelo estudo do IBRE/FGV, Fernando de Holanda, a expansão do crédito continua sendo um dos maiores motivadores do trabalho formal.
O presidente-executivo do ETCO, Roberto Abdenur, destaca a urgência de medidas para alavancar o emprego. "Estamos em um momento propício para a revisão de uma série de regras que vêm, historicamente, impedindo o crescimento saudável da nossa economia. Regras que empurram pequenos empreendedores para a informalidade, que favorecem indiretamente a produção e o comércio de produtos ilegais, e facilitam as fraudes tributárias", finaliza.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.