Tarso alerta e mobilização continua na Assembleia Legislativa

Trabalhadores iniciam agora intenso corpo a corpo com as bancadas pela votação do projeto do novo piso regional.

Representantes das centrais, em mais um movimento marcado pela atuação unitária dos trabalhadores, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 27, com o governador Tarso Genro, no Palácio Piratini. Os trabalhadores manifestaram o reconhecimento ao esforço que tem sido feito pelo governo do Estado em relação à valorização do mínimo regional, mas voltaram a lembrar outras solicitações que fazem parte da pauta, como a inclusão de categorias no projeto.

Representando a Força Sindical, Dionísio Mazui lembrou a importância de acompanhar os índices de crescimento do estado, que superaram a média nacional em 2011. "Estamos efetivamente contribuindo com o crescimento e é justo que os trabalhadores também sejam beneficiários deste desenvolvimento", salientou. Mazui também chamou a atenção para a implantação de uma política definitiva de valorização do piso estadual.

Representantes de categorias do setor hoteleiro e trabalhadores do ramo de difusão cultural e artística também se manifestaram a respeito da inclusão de novas categorias dentre as beneficiadas pelo piso regional.

Atento aos pontos levantados pelas centrais, o governador Tarso Genro alertou para a vigilância do projeto junto à Assembleia Legislativa, alegando descontentamento de algumas bancadas, que devem tentar mudar a proposta por considerar reajuste oneroso sobretudo aos microempresários. Tarso destacou que a mobilização dos trabalhadores deve ser fortalecida nas questões referentes ao desenvolvimento e que visão dos sindicatos deve ser expandida para a política industrial, acrescentando que devem ser pautadas agora questões como a dívida dos Estados, conforme debatido no CDES, em que representação dos trabalhadores também deve ter "presença política mais forte", destacou Tarso.

Na praça Marechal Deodoro, em frente ao Palácio, trabalhadores realizavam ato e mobilizavam-se para as próximas negociações, que iniciaram ainda pela manhã. Além de Mazui, também participaram da reunião Antero Alt, pela Força Sindical-RS e Ivone Simas, representando a Fetracos.

Texto: Andréia Sarmanho

Fotos: Cintia Rodrigues