Sindec-POA reivindica cumprimento de lei que beneficia os comerciários
Gabriella Oliveira

Diretoria se reuniu com o poder executivo e fez a entrega do documento que reivindica o cumprimento da legislação.

Nesta quarta-feira, 16 de outubro, a Diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, se reuniu com o Prefeito José Fortunati para fazer a entrega do documento que reivindica o cumprimento da Lei Complementar nº284.

A lei dispõe sobre o Código de Edificações de Porto Alegre e foi aprovada em 1992, ficando garantido instalações sanitárias, refeitório e creche para a utilização dos trabalhadores de shoppings e centros comerciais. No entanto, desde sua aprovação não está sendo cumprida.

“Esse é um direito essencial de todo o trabalhador que se dispõe a sair cedo da sua casa, enfrenta adversidades e merece respeito e dignidade em seu local de trabalho. Viemos até o poder executivo para que cobre das autoridades e órgãos competentes uma solução”, enfatizou o Secretário-geral do Sindec-POA e Vereador de Porto Alegre, Clàudio Janta.

Na ocasião também estavam presentes os diretores do Sindec-POA Luis Carlos Barbosa, Américo Cordeiro, Francisco Velnecker, João Vilmar, Marcelo Furtado e Claudio Correa, o Secretário Municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos e o Secretário Municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio.

De acordo com o documento apresentado pelo Sindec-POA, os shopping centers e centros comerciais já construídos, deverão apresentar as adequações necessárias para o cumprimento da Lei, em um prazo de 120 dias.

O Secretário do Trabalho, Pompeo de Matos, manifestou aprovação à causa.

“Se os trabalhadores não estiverem contentes com o seu trabalho, se eles não tiverem seus direitos elementares, obviamente os clientes também não estarão satisfeitos. Por isso nós vamos ajudar e intermediar no sentido do cumprimento dessa legislação, pois é uma causa justa, os trabalhadores merecem necessitam e tem direito, e nós vamos trabalhar por isso”, afirmou Pompeo.

Voltar pro topo