Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec-POA reitera: dia 5 de outubro é feriado nacional!
por Gabriella Oliveira | Empresas só poderão funcionar com uso de mão de obra se tiverem acordo com o Sindec.
O Departamento Jurídico da Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS (Fetracos-RS), reitera que nos dias de eleições, 05 e 26 de outubro (caso haja 2° turno) é feriado conforme os termos do artigo 380 do Código Eleitoral e artigos 28 e 77 da Constituição Federal.
Assim sendo será proibida a utilização de mão de obra empregada pelas empresas para o funcionamento do comércio na capital. Estas só poderão abrir as portas e funcionar normalmente, utilizando somente a mão de obra dos próprios donos, a menos que tenham firmado acordo com o Sindec que contemple a data.
As empresas que abrirem as portas deverão dar condições para que os comerciários possam exercer o seu direito de votar.
O descumprimento por parte dos empresários levará ao ajuizamento de ações próprias, sem afastar a autuação e multas administrativas pela Superintendência Regional do Trabalho/RS-MTE, além das convencionadas. A Fiscalização do Sindec-POA também estará atuando no comércio para assegurar os direitos da categoria.
Confira abaixo os termos da legislação em vigor:
Art. 380 L. 4.737 de 17/07/65 (Código Eleitoral)
Será feriado nacional o dia em que se realizarem eleições de data fixada pela Constituição Federal; nos demais casos, serão as eleições marcadas para um domingo ou dia já considerado feriado por lei anterior.
Art. 28 da Constituição Federal:
A eleição do governador e do vice-governador de Estado, para mandato de quatro anos, realizar-se-á no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato de seus antecessores, e a posse ocorrerá em primeiro de janeiro do ano subsequente, observado, quanto ao mais, o disposto art. 77 (redação dada pela Emenda Constitucional 16/97).
Art. 77 da Constituição Federal:
A eleição do Presidente e de Vice Presidente da República, realizar-se-á, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do madato presidencial vigente (redação dada pela Emenda Constitucional n° 16/97).
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.