
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
O primeiro painel da 7ª Conferência Bioma Pampa tratou do seguinte tema: Bioma Pampa, fator Integração do Mercosul. A mesa de debates, mediada pelo diretor da Força Sindical-RS, Antonio Johann, foi composta pelo presidente da Força Verde-RS, Lélio Falcão e o diretor da Força Sindical-RS e do Sindec-POA, Luis Carlos Barbosa.
O painel começou com a palestra de Falcão, que levantou o tema ressaltando a frágil relação do conhecimento das potencialidades da região com o avanço de algumas como geração de energia. Ele ainda destacou a inserção na constituição a defesa do Pampa, mas fazendo as distinções necessárias entre Amazônia e Pampa.
O Brasil estabeleceu seis Biomas e esse debate não está posto dentro e fora do Rio Grande do Sul. A Amazônia tem grande parte na área brasileira, e a parte que não faz parte do País tem impacto econômico muito grande, enquanto que no RS, é exatamente ao contrário, pois é de pequena expressão. Por isso não podemos utilizar a mesma legislação".
O sindicalista ainda fez um breve apanhado sobre as outras edições da Conferência Bioma Pampa, o programa e os objetivos, como reunir líderes políticos, educacionais, empresariais, sindicais e da sociedade civil organizada.
O dirigente da Força Sindical-RS e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA), Luis Carlos Barbosa, constatou as oportunidades dispensadas na Fronteira Oeste que levariam emprego e renda para a população, como a empresa de celulose. Barbosa ainda fez um alerta:
Devemos nos imanarmos e comprometer todos os prefeitos, as Câmaras Municipais, a sociedade civil, para entender que não é da Força Sindical, mas sim de interesse de toda a sociedade gaúcha para que a Fronteira Oeste deixe de ser uma região de atraso", destacou.
O tema sugeriu muitos questionamentos e intervenções do público, que também contribuiu para o enriquecimentos dos debates.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.