Sindec-POA participa dos debates da VII Conferência Internacional Bioma Pampa

Diretor Luis Carlos Barbosa mediou o painel.

O primeiro painel da 7ª Conferência Bioma Pampa tratou do seguinte tema: Bioma Pampa, fator Integração do Mercosul. A mesa de debates, mediada pelo diretor da Força Sindical-RS, Antonio Johann, foi composta pelo presidente da Força Verde-RS, Lélio Falcão e o diretor da Força Sindical-RS e do Sindec-POA, Luis Carlos Barbosa.

O painel começou com a palestra de Falcão, que levantou o tema ressaltando a frágil relação do conhecimento das potencialidades da região com o avanço de algumas como geração de energia. Ele ainda destacou a inserção na constituição a defesa do Pampa, mas fazendo as distinções necessárias entre Amazônia e Pampa.

“O Brasil estabeleceu seis Biomas e esse debate não está posto dentro e fora do Rio Grande do Sul. A Amazônia tem grande parte na área brasileira, e a parte que não faz parte do País tem impacto econômico muito grande, enquanto que no RS, é exatamente ao contrário, pois é de pequena expressão. Por isso não podemos utilizar a mesma legislação”.

O sindicalista ainda fez um breve apanhado sobre as outras edições da Conferência Bioma Pampa, o programa e os objetivos, como reunir líderes políticos, educacionais, empresariais, sindicais e da sociedade civil organizada.

O dirigente da Força Sindical-RS e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA), Luis Carlos Barbosa, constatou as oportunidades dispensadas na Fronteira Oeste que levariam emprego e renda para a população, como a empresa de celulose. Barbosa ainda fez um alerta:

“Devemos nos imanarmos e comprometer todos os prefeitos, as Câmaras Municipais, a sociedade civil, para entender que não é da Força Sindical, mas sim de interesse de toda a sociedade gaúcha para que a Fronteira Oeste deixe de ser uma região de atraso”, destacou.

O tema sugeriu muitos questionamentos e intervenções do público, que também contribuiu para o enriquecimentos dos debates.