Mundo sindical.

Navegação principal do site

Sindec-POA participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários

por |
Em âmbito nacional, a Frente Parlamentar foi lançada no dia 21 de agosto no Congresso Nacional.

Foi lançada na manhã desta sexta-feira (18/10), na Assembleia Legislativa do Estado, a Frente Parlamentar gaúcha em Defesa dos Comerciários. O Sindec-POA, juntamente com a Força Sindical-RS e a Fetracos-RS, participou, num ato que reforçou a luta e a unidade dos trabalhadores pelos avanços da categoria.

Integrando a mesa da solenidade ao lado do líder estadual da Frente, deputado Raul Carrion (PCdoB), o presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, manifestou-se em nome dos trabalhadores comerciários representados pela Força Sindical-RS. O dirigente sindical destacou a crise no diálogo com o governo, onde os trabalhadores são "preteridos das discussões e lembrados na hora do sacrifício" e afirmou a importância da iniciativa no legislativo.

A Frente Parlamentar constitui uma ferramenta extraordinária de empoderamento dos trabalhadores comerciários para que se possa estabelecer parâmetros de interlocução no Congresso Nacional", declarou Mazui.

Em âmbito nacional, a frente foi lançada em Brasília no dia 21 de agosto, com apoio de 178 deputados e 21 senadores, constituindo a maior Frente Parlamentar do Congresso Nacional, liderada pelo deputado Assis Melo (PCdoB/RS). O parlamentar federal prestigiou a solenidade de instalação da frente gaúcha e reiterou o foco exclusivamente na defesa dos trabalhadores, em parceria com as entidades sindicais.

A Frente é para defender os trabalhadores do comércio e procura avançar no ponto de vista dos direitos, não substituindo, mas agregando aos seus órgãos de representação", frisou o parlamentar.

O deputado alertou ainda para o momento de "transgressão dos direitos dos trabalhadores", afirmando que problema se acentua cada vez mais com a exigência de trabalhadores polivalentes e comentou ainda o andamento do PL 4330 no Congresso Nacional, que "não regulamenta a terceirização, mas desregulamenta o trabalho" e que carece de um fortalecimento ainda maior na articulação do movimento sindical e unidade dos trabalhadores.

Andréia Sarmanho- Jornalista MTE 15592

Notícias

Prestação de contas é aprovada em Assembleia pela categoria

Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.

Sindec-POA completa 93 anos em julho

Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.

Carregando as notícias