Sindec-POA cobra agilidade na conclusão das obras viárias de Porto Alegre

A solicitação é para que sejam tomadas medidas urgentes para agilizar as obras inacabadas.

Os diretores do Sindec-POA, Américo Cordeiro, Luis Carlo Barbosa, Marcelo Furtado e Claudio Correa, liderados pelo presidente, Nilton Neco e pelo secretário-geral, Claudio Janta, realizaram a entrega de um documento ao prefeito em exercício de Porto Alegre, Mauro Pinheiro, referente à morosidade das obras viárias de infraestrutura na Capital. O ato aconteceu na tarde desta quarta-feira (22) na Prefeitura Municipal.

A solicitação é para que sejam tomadas medidas urgentes para agilizar as obras inacabadas ou, até mesmo, paradas, em função dos transtornos causados no comércio e aos trabalhadores.

Entre estas obras, especialmente as prometidas para serem entregues antes da Copa do Mundo de 2014 na Rua Anita Garibaldi, Avenida Ceará, Avenida Cristóvão Colombo, Avenida Plínio Brasil Milano, Avenida Tronco, Avenida Voluntários da Pátria, as alças de acesso ao viaduto da Avenida Bento Gonçalves, os corredores de ônibus (com os chamados BRTs).

Os sindicalistas explicaram que o atraso das referidas obras interfere diretamente no acesso da população aos estabelecimentos comerciais, o que tem causado sérios prejuízos aos comerciantes e comerciários, que veem a queda das vendas, a diminuição de seus ganhos e a consequente ameaça aos postos de trabalho.

O presidente do sindicato sugeriu que haja um prazo para início e término das obras, evitando assim que a conclusão se prolongue por diversos anos.

O secretário-geral destacou que o comércio é o setor que mais emprega em Porto Alegre.

“Segundo o último dado do DIEESE, na Capital há 106 mil comerciários. Viemos solicitar ao prefeito que tente agir com mais rapidez nessas obras. Alguns transtornos, como alteração do local da parada de ônibus, influenciam diretamente nas vendas”, afirmou Janta.