Sindec orienta categoria no retorno às atividades do comércio após festas de final de ano
covid comércio

Após casos de surtos no setor, cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus devem ser redobrados

É complicado definir ao certo quantos infectados têm por COVID 19, suas variantes e influenzas. De acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira (06) temos 162 infectados ligados ao comércio varejista e atacadista da Capital. 88 casos em farmácias e 1656 no ramo alimentício(bares, restaurantes e similares) onde está enquadrado o setor de supermercados, representado pelo Sindec.

Estamos em meio a uma Pandemia Mundial, e de alguma maneira estamos tentando adaptar hábitos antigos à nova realidade, mesmo sabendo que devemos ter restrições e cuidados. Com as vacinas diminuímos a taxa de mortalidade, mas não reduzimos o contágio pelos vírus.

Desta maneira, a orientação do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre é que sempre devemos respeitar o uso de máscaras, em especial, nos locais fechados, sempre que possível lavar as mãos e quando não houver outro meio, utilizar álcool em gel 70%.

Outra solicitação que enviamos à Galerias, Shoppings e Lojas de grande porte, é que verifiquem a temperatura dos comerciários e de clientes também. Dê atenção aos sintomas e, se necessário, afaste o funcionário. Se possível no retorno de férias, folga ou feriados prolongados, o ideal é que as empresas façam teste em seus funcionários, até para evitar um surto e fechar o estabelecimento.

Ainda lembramos a todas as pessoas que frequentam os estabelecimentos do comércio, de seguir os protocolos de segurança respeitando o ambiente onde o trabalhador passa a maior parte do seu tempo, assim como respeitar o transporte público que é para todos utilizarem com segurança.

Todo e qualquer sintoma ou de algum familiar deve sempre ser comunicado.

O Sindec tem um protocolo de cuidados contra a Covid-19, que será adaptado e estará disponível em breve aqui no site.

Denúncia, orientação e Fiscalização

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre segue à disposição da categoria comerciária, fiscalizando os locais de trabalho para garantir a saúde e segurança.

Nossos canais de atendimento em caso de dúvidas ou denúncia são:

segmed@sindec.org.br ou fiscalizacao@sindec.org.br

Telefone: 3254 5500 Geral/Fiscalização