
Fiscalização do Sindec garante melhorias nas condições de trabalho no comércio de Porto Alegre
Após ação de fiscalização do Sindec, foram regularizados os registros nas carteiras de trabalho e formalizados os contratos dos funcionários.

É complicado definir ao certo quantos infectados têm por COVID 19, suas variantes e influenzas. De acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira (06) temos 162 infectados ligados ao comércio varejista e atacadista da Capital. 88 casos em farmácias e 1656 no ramo alimentício(bares, restaurantes e similares) onde está enquadrado o setor de supermercados, representado pelo Sindec.
Estamos em meio a uma Pandemia Mundial, e de alguma maneira estamos tentando adaptar hábitos antigos à nova realidade, mesmo sabendo que devemos ter restrições e cuidados. Com as vacinas diminuímos a taxa de mortalidade, mas não reduzimos o contágio pelos vírus.
Desta maneira, a orientação do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre é que sempre devemos respeitar o uso de máscaras, em especial, nos locais fechados, sempre que possível lavar as mãos e quando não houver outro meio, utilizar álcool em gel 70%.
Outra solicitação que enviamos à Galerias, Shoppings e Lojas de grande porte, é que verifiquem a temperatura dos comerciários e de clientes também. Dê atenção aos sintomas e, se necessário, afaste o funcionário. Se possível no retorno de férias, folga ou feriados prolongados, o ideal é que as empresas façam teste em seus funcionários, até para evitar um surto e fechar o estabelecimento.
Ainda lembramos a todas as pessoas que frequentam os estabelecimentos do comércio, de seguir os protocolos de segurança respeitando o ambiente onde o trabalhador passa a maior parte do seu tempo, assim como respeitar o transporte público que é para todos utilizarem com segurança.
Todo e qualquer sintoma ou de algum familiar deve sempre ser comunicado.
O Sindec tem um protocolo de cuidados contra a Covid-19, que será adaptado e estará disponível em breve aqui no site.
Denúncia, orientação e Fiscalização
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre segue à disposição da categoria comerciária, fiscalizando os locais de trabalho para garantir a saúde e segurança.
Nossos canais de atendimento em caso de dúvidas ou denúncia são:
segmed@sindec.org.br ou fiscalizacao@sindec.org.br
Telefone: 3254 5500 Geral/Fiscalização
Segurança do Trabalho: 32545524
Whatsapp: (51) 993286047

Após ação de fiscalização do Sindec, foram regularizados os registros nas carteiras de trabalho e formalizados os contratos dos funcionários.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).

Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.

A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.

Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.

A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.