Sindec orienta categoria no retorno às atividades do comércio após festas de final de ano
por Gabriella Oliveira | Após casos de surtos no setor, cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus devem ser redobrados.
É complicado definir ao certo quantos infectados têm por COVID 19, suas variantes e influenzas. De acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira (06) temos 162 infectados ligados ao comércio varejista e atacadista da Capital. 88 casos em farmácias e 1656 no ramo alimentício(bares, restaurantes e similares) onde está enquadrado o setor de supermercados, representado pelo Sindec.
Estamos em meio a uma Pandemia Mundial, e de alguma maneira estamos tentando adaptar hábitos antigos à nova realidade, mesmo sabendo que devemos ter restrições e cuidados. Com as vacinas diminuímos a taxa de mortalidade, mas não reduzimos o contágio pelos vírus.
Desta maneira, a orientação do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre é que sempre devemos respeitar o uso de máscaras, em especial, nos locais fechados, sempre que possível lavar as mãos e quando não houver outro meio, utilizar álcool em gel 70%.
Outra solicitação que enviamos à Galerias, Shoppings e Lojas de grande porte, é que verifiquem a temperatura dos comerciários e de clientes também. Dê atenção aos sintomas e, se necessário, afaste o funcionário. Se possível no retorno de férias, folga ou feriados prolongados, o ideal é que as empresas façam teste em seus funcionários, até para evitar um surto e fechar o estabelecimento.
Ainda lembramos a todas as pessoas que frequentam os estabelecimentos do comércio, de seguir os protocolos de segurança respeitando o ambiente onde o trabalhador passa a maior parte do seu tempo, assim como respeitar o transporte público que é para todos utilizarem com segurança.
Todo e qualquer sintoma ou de algum familiar deve sempre ser comunicado.
O Sindec tem um protocolo de cuidados contra a Covid-19, que será adaptado e estará disponível em breve aqui no site.
Denúncia, orientação e Fiscalização
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre segue à disposição da categoria comerciária, fiscalizando os locais de trabalho para garantir a saúde e segurança.
Nossos canais de atendimento em caso de dúvidas ou denúncia são:
segmed@sindec.org.br ou fiscalizacao@sindec.org.br
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.