Festas em comemoração ao sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec entrega convite dos 80 anos a editores do Jornal do Comércio e Diário Gaúcho
por Jousi Quevedo | A grande festa do dia 10 contará com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto.
O Sindec, na pessoa do diretor Jefferson Tiego, visitou esta tarde as redações do Jornal do Comércio e Diário Gaúcho. O sindicalista divulgou as atividades de comemoração dos 80 anos da entidade. No Diário Gaúcho, a comitiva do sindicato foi recebida pela editora Caren Baldo e, no Jornal do Comércio, o Tiego entregou convite para o editor de Economia Luiz Guimarães e o jornalista Marcelo Beledeli.
A imprensa está sendo informada sobre todas as atividades comemorativas.
Na noite do dia 10 de julho será servido coquetel exatamente na data de fundação do Sindec em celebração entre diretoria, autoridades e convidados. Na ocasião, haverá a solenidade de entrega do Troféu Semear a personalidades que contribuem com a causa comerciária. O evento contará com a presença do Excelentíssimo Ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Senhor Brizola Neto.
Neste dia, também serão lançados a exposição de fotografias e o livro Imagens da Nossa História. A publicação apresenta um apanhado histórico realizado através de fotografias do passado e presente que contam sobre a fundação, a qualificação, as participações do sindicato nos movimentos sociais do país, as conquistas, as lutas, as vitórias e o reconhecimento dos comerciários e comerciárias de Porto Alegre. Muito desta história da Capital dos gaúchos reflete a história nacional e internacional dos trabalhadores.
Já no dia 15 de Julho, domingo, a festa reúne a categoria em almoço festivo, recepcionada pela diretoria da entidade na Casa do Gaúcho, no tradicional Parque da Harmonia. O almoço comemorativo contará com show do grupo teatral Pois é Vizinha. As crianças terão brinquedos para se divertirem, além de pipoca e doces. Haverá também a exposição de fotografias Imagens da Nossa História e o lançamento da edição de aniversário da Revista Sindec em Ação.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.