Sindec encerra mais um curso de CIPA para comerciários de POA

Assuntos como acidentes de trabalho, legislação, AIDS e DSTs, e normas regulamentadoras foram os assuntos aprofundados pelo Técnico em Segurança do Trabalho e instrutor Osvaldo de Oliveira.

A empresa de materiais de construção e decoração, Leroy Merlin, recebeu o curso de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para desenvolvimento de multiplicadores dentro da empresa. O curso é proporcionado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA).

Cinco alunos acompanharam 20 horas de aulas, que foram desempenhados do dia 30 ao dia 1º de fevereiro, nas dependências da firma. Assuntos como acidentes de trabalho, legislação, AIDS e DSTs, histórico de segurança, primeiros socorros, risco ambiental, risco ergonômico e as normas regulamentadoras foram os assuntos aprofundados pelo Técnico em Segurança do Trabalho e instrutor Osvaldo de Oliveira.

Para o assistente de prevenção de perda, Douglas Pilger Ferreira, 18 anos, o conteúdo tratado é diferente, além de ser muito importante e útil para as atividades diárias dentro do setor.

• O aprofundamento das leis e dos direitos dos trabalhadores é essencial para que possamos realizar um ciclo com muitas atuações e ações produtivas para a empresa e todos os colegas. A forma de explicar com humor é outro componente que atrai mais ainda a nossa atenção.

O trabalhador Alceu Christófoli, coordenador comercial do setor de madeiras, está há 30 anos atuando no comércio e comenta o grande conhecimento que a CIPA trouxe pra ser aplicado para os colegas.

• Fomos escolhidos por votação então é importante estarmos aqui representando 150 pessoas da loja para termos um trabalho mais saudável. Esse é um aproveitamento que levo para o meu conhecimento e para outras pessoas também.

De acordo com o instrutor, esse curso tem caráter obrigatório através da portaria 3214 do Ministério do Trabalho. Ele ainda comenta que o curso é normalmente desempenhado in loco para os cipeiros ou então na sede do Sindec.

• Eu tento com a minha experiência de 20 anos de instrutor aplicar um curso que aborde sobre leis e normas. O grande desafio é transformar isso em uma linguagem acessível para o trabalhador de todos os níveis de escolaridade e também fazer com que o trabalhador fique, no período de 20 horas, o mais informado e norteado para desenvolver a atividade dele de Cipeiro, que é o conscientizador das normas regulamentadoras durante o período que ele fica nesse cargo, que é de um ano – finaliza Oliveira.

Texto: Ligiane Brondani