
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

Reajuste. Entre os principais pontos definidos está o reajuste salarial de 5% sobre os salários anteriores, que supera a previsão do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 4,41%, garantindo aos comerciários um aumento real.
Esse percentual reflete o compromisso do Sindec em assegurar a valorização da categoria, com uma correção que vai além da inflação prevista.
Além do reajuste salarial, os pisos salariais e as remunerações adicionais para o trabalho em domingos e feriados também serão corrigidos pelo INPC acrescido de 1%, resultando em ganhos reais para a categoria.
Outro avanço importante da negociação foi a inclusão de uma nova cláusula voltada à conscientização sobre o autismo. Em uma parceria inédita, Sindec e sindicatos patronais vão promover iniciativas para criar ambientes mais inclusivos nos estabelecimentos comerciais.
Ações. As ações incluem campanhas educativas, treinamentos para empregados e orientações para adaptar espaços comerciais às necessidades de pessoas com autismo.
O Sindec se comprometeu a engajar seus membros nessas iniciativas, enquanto o sindicato patronal incentivará os comerciantes a implementarem as adequações necessárias.
As ações previstas na cláusula de conscientização incluem:
Além das novas conquistas, foram mantidas cláusulas fundamentais que garantem direitos históricos dos comerciários, como:
Essas cláusulas refletem o compromisso contínuo do Sindec em proteger as conquistas da categoria.
União e conquista! O Sindec reforça que essas vitórias só foram possíveis graças à união e mobilização da categoria e reafirma o compromisso em continuar defendendo os direitos e o bem-estar dos comerciários de Porto Alegre.

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.