Seminário promovido pelo Sindec-POA e parceiros, discute a importância do PPR
por Gabriella Oliveira | Dirigentes debateram sobre o Programa de Participação nos Resultados.
Dirigentes sindicalistas e empresários se reuniram na manhã desta segunda-feira (25) para debater sobre o Programa de Participação de Resultados em um seminário promovido pelo Sindec-POA em parceria com Sindilojas Porto Alegre, Fecomércio-RS, Sindiatacadistas, Sindigêneros-RS, Sindisider, Sindióptica/RS e Sincodiv-RS.
O evento foi realizado no auditório do Sindilojas onde os participantes foram recepcionados pelo Presidente anfitrião, Paulo Kruze e pelo Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.
Este seminário é muito importante para que os empresários percebam a relevância da aplicação do PPR e possam adotar em suas empresas", ressaltou Kruze.
O Presidente do Sindec-POA disse que o evento é uma forma de desmistificar o assunto. "Temos que avançar nesta questão e principalmente nos conscientizarmos de que é um benefício tanto para o trabalhador quanto para o empregador", ressaltou Neco.
Representando a Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS, o Presidente em exercício, Dionísio Mazui, também fez suas considerações.
Fazermos parcerias para construirmos avanços é um passo significativo na construção de uma relação saudável entre o comerciário e o patrão", lembrou.
Na sequência foram realizadas quatro palestras. A primeira ministrada pelo assessor jurídico do Sindilojas Porto Alegre, advogado Dr.º Flávio Obino, sobre os aspectos legais do PPR. Em seguida foram apresentados quatro cases: Rosangela Fragoso, gerente de Recursos Humanos da Ferramentas Gerais; Manoel Pimentel, sócio proprietário de franquias O Boticário e José Osmair Polisel, Assessor Técnico do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo- Case General Motors, falaram sobre a aplicação do programa nas respectivas empresas.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.