Seminário da Fetracos - Grupos apresentam propostas ao movimento sindical comerciário; Medidas são aprovadas por unanimidade
por Jousi Quevedo | GTs apresentaram propostas políticas e econômicas a serem postas em prática.
A plenária de apresentação das propostas dos grupos de trabalho do I Seminário de Formação Política e Econômica da Fetracos contou com avaliação dos debates e proposição de medidas. A mesa diretora foi formada pelo presidente da federação, Clàudio Janta, o vice-presidente Dionísio Mazui, o diretor de Formação, Antenor Federizzi, e o presidente do Sindec/Pelotas, Zé Luis.
Os relatores falaram sobre os temas discutidos e o que foi tirado como proposta.
O grupo 1, de Política, propôs um banco de projetos de leis em benefício dos trabalhadores; os sindicatos indicariam candidato a vereador em seus municípios independente de partidos; realizar um curso de formação para os candidatos a vereador; comprometimento de participar dos movimentos estudantis, como a UEE-RS; participar ativamente de grupos políticos e sociais englobando o combate à violência contra a mulher; se envolver com as questões sociais cotidianas dos municípios como saúde, transporte e segurança;
As propostas foram apresentadas por Jefferson Tiego (Sindec-POA e Secretaria da Juventude da Força), Carmem (Sindec/Guaíiba) e Patrícia (Sec/Pelotas).
O grupo 2, de Economia, colocou como proposta defender a redução da taxa de juros para aumentar investimento e gerar emprego e renda; aumento e qualificação do emprego e da renda; incentivo à agricultura familiar e pequenas propriedades; redução da dívida interna; fortalecimento do papel do sindicato como negociador por melhores condições de emprego, renda e qualidade de vida; investimento em assessoria técnica; fortalecimento do sindicato economicamente, politicamente e institucionalmente; mobilização da categoria; e realizar pressão política reivindicando os interesses dos trabalhadores.
As propostas foram apresentadas por Ramires (Sindec-POA); Sílvia Dutra (Sec/São Jerônimo); Denilson Evair (Sindec/Quaraí); e o assessor econômico da Força, Mário de Lima.
O presidente Janta argumentou que a Fetracos deve "entrar de cabeça na defesa do piso regional e desenvolver uma campanha de partilha dos lucros e receitas (PLRs)". "Se intesificarmos o PLRs estaremos colocando de fato dinheiro no bolso do trabalhador", disse, sugerindo inclusão desta proposta no conjunto do grupo 2.
Os encaminhamentos foram postos em votação e todos os presentes votaram favoravelmente à implantação das medidas.
O vice-presidente Mazui agradeceu a contribuição de todos e disse que o trabalho de organização faz com que todos se envolvam e participem efetivamente.
Janta agradeceu a presença de todos e destacou a importância de participar de um evento de atualização. "Aprendi muito com os painéis e com a troca de experiências, este evento foi muito importante para nos situar. Obrigada também a todos que nos deram suporte técnico", disse.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.