Seminário da Fetracos - Grupos apresentam propostas ao movimento sindical comerciário; Medidas são aprovadas por unanimidade

GTs apresentaram propostas políticas e econômicas a serem postas em prática.

A plenária de apresentação das propostas dos grupos de trabalho do I Seminário de Formação Política e Econômica da Fetracos contou com avaliação dos debates e proposição de medidas. A mesa diretora foi formada pelo presidente da federação, Clàudio Janta, o vice-presidente Dionísio Mazui, o diretor de Formação, Antenor Federizzi, e o presidente do Sindec/Pelotas, Zé Luis.

Os relatores falaram sobre os temas discutidos e o que foi tirado como proposta.

O grupo 1, de Política, propôs um banco de projetos de leis em benefício dos trabalhadores; os sindicatos indicariam candidato a vereador em seus municípios independente de partidos; realizar um curso de formação para os candidatos a vereador; comprometimento de participar dos movimentos estudantis, como a UEE-RS; participar ativamente de grupos políticos e sociais englobando o combate à violência contra a mulher; se envolver com as questões sociais cotidianas dos municípios como saúde, transporte e segurança;

As propostas foram apresentadas por Jefferson Tiego (Sindec-POA e Secretaria da Juventude da Força), Carmem  (Sindec/Guaíiba) e Patrícia (Sec/Pelotas).

O grupo 2, de Economia, colocou como proposta defender a redução da taxa de juros para aumentar investimento e gerar emprego e renda; aumento e qualificação do emprego e da renda; incentivo à agricultura familiar e pequenas propriedades; redução da dívida interna; fortalecimento do papel do sindicato como negociador por melhores condições de emprego, renda e qualidade de vida; investimento em assessoria técnica; fortalecimento do sindicato economicamente, politicamente e institucionalmente; mobilização da categoria; e realizar pressão política reivindicando os interesses dos trabalhadores.

As propostas foram apresentadas por Ramires (Sindec-POA); Sílvia Dutra (Sec/São Jerônimo); Denilson Evair (Sindec/Quaraí); e o assessor econômico da Força, Mário de Lima.

O presidente Janta argumentou que a Fetracos deve "entrar de cabeça na defesa do piso regional e desenvolver uma campanha de partilha dos lucros e receitas (PLRs)". "Se intesificarmos o PLRs estaremos colocando de fato dinheiro no bolso do trabalhador", disse, sugerindo inclusão desta proposta no conjunto do grupo 2.

Os encaminhamentos foram postos em votação e todos os presentes votaram favoravelmente à implantação das medidas.

O vice-presidente Mazui agradeceu a contribuição de todos e disse que o trabalho de organização faz com que todos se envolvam e participem efetivamente.

Janta agradeceu a presença de todos e destacou a importância de participar de um evento de atualização. "Aprendi muito com os painéis e com a troca de experiências, este evento foi muito importante para nos situar. Obrigada também a todos que nos deram suporte técnico", disse.

Texto: Josemari Quevedo

Fotografias: Cíntia Rodrigues