Congressos da área sindical.

Navegação principal do site

Segundo dia da I Conferência do Emprego e Trabalho Decente reúne os 12 grupos temáticos

por |
Participantes debatem propostas que vai constituir a base da política de trabalho decente no Brasil.

O segundo dia da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente foi marcado pela reunião dos grupos temáticos que discutiram os temas centrais divididos em quatro grandes eixos: Princípios e Direitos; Proteção Social; Trabalho e Emprego; e Diálogo Social.

Ao todo são 12 grupos de trabalho que debateram temas como igualdade de oportunidades, valorização do salário mínimo, erradicação do trabalho infantil e escravo, geração de emprego, economia solidária, tendo como princípio o fortalecimento do diálogo social.

Participam dos grupos delegados procedentes de todos estados que analisaram as propostas consolidadas nas Conferências Estaduais e que agora vão compor o documento base que servirá para a formulação da Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente.

A I Conferência, a única no país já realizada no gênero, tem a participação de todos os atores sociais de forma tripartite. São cerca de 1.250 delegados dos quais 30% são representantes do poder executivo; 30% do setor empregador; 30% de trabalhadores, 10% de representantes de outras organizações da sociedade civil e cerca de 250 participantes na qualidade de convidados e de observadores.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, "essa peculiaridade vai dar maior credibilidade as propostas definidas na Conferência, pois será um consenso entre os atores, trabalhadores, empregadores, governo e outros representantes da sociedade civil", afirmou o ministro Brizola que se reuniu, na tarde dessa quinta-feira (09), com representantes das centrais sindicais para um diálogo sobre os objetivos da I CNETD.

Fonte: MTE

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias