Segundo dia da I Conferência do Emprego e Trabalho Decente reúne os 12 grupos temáticos

Participantes debatem propostas que vai constituir a base da política de trabalho decente no Brasil.

O segundo dia da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente foi marcado pela reunião dos grupos temáticos que discutiram os temas centrais divididos em quatro grandes eixos: Princípios e Direitos; Proteção Social; Trabalho e Emprego; e Diálogo Social.

Ao todo são 12 grupos de trabalho que debateram temas como igualdade de oportunidades, valorização do salário mínimo, erradicação do trabalho infantil e escravo, geração de emprego, economia solidária, tendo como princípio o fortalecimento do diálogo social.

Participam dos grupos delegados procedentes de todos estados que analisaram as propostas consolidadas nas Conferências Estaduais e que agora vão compor o documento base que servirá para a formulação da Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente.

A I Conferência, a única no país já realizada no gênero, tem a participação de todos os atores sociais de forma tripartite. São cerca de 1.250 delegados dos quais 30% são representantes do poder executivo; 30% do setor empregador; 30% de trabalhadores, 10% de representantes de outras organizações da sociedade civil e cerca de 250 participantes na qualidade de convidados e de observadores.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, “essa peculiaridade vai dar maior credibilidade as propostas definidas na Conferência, pois será um consenso entre os atores, trabalhadores, empregadores, governo e outros representantes da sociedade civil”, afirmou o ministro Brizola que se reuniu, na tarde dessa quinta-feira (09), com representantes das centrais sindicais para um diálogo sobre os objetivos da I CNETD.

Fonte: MTE