Secretário-geral do Sindec participa do XVIII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Segurança Privada
por Jousi Quevedo | Do Sindec participam do evento o secretário-geral Clàudio Janta e o diretor Marcelo Avencurt Furtado.
A abertura do XVIII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Segurança Privada ocorreu na tarde de quarta-feira, 21, em Passo Fundo, com a presença de diversas lideranças sindicais do Estado, e entre eles o secretário-geral do Sindec Clàudio Janta e o diretor Marcelo Avencurt Furtado.
Após a composição da mesa e o canto dos hino nacional e riograndense, o secretário geral da Federação dos Trabalhadores em Segurança Privada do Estado do Rio Grande do Sul (FEPSP), Claudiomir da Silva Brum deu seguimento à solenidade e cada liderança fez seu pronunciamento sobre a expectativa para o Congresso. O tema central é a Campanha Salarial 2013/2014: pela recuperação salarial dos profissionais em segurança privada.
Presidente do Sindi-Vigilantes do Sul de Passo Fundo, Orides Timóteo, o importante do congresso é extrair o máximo de benefícios para a categoria.
Para Edi Fernando Nascimento, do Sindi-Vigilantes do Sul de Porto Alegre, "a luta ainda não terminou e a cada ano que passa a categoria enfrenta mais dificuldades no mercado de trabalho".
Janta saudou todos os participantes do congresso elogiando a "força dos militantes para construir um mundo melhor para quem representam". O presidente da central também enfatizou a extrema importância de cada participante do Congresso.
Nesse congresso vocês tem um papel muito importante. A profissão de vigilante está em ameaça de extinção, assim como no comércio, por causa da automação. Então, a principal tarefa nessa campanha salarial é garantir os empregos – disse.
Na quinta-feira, 22, às 9h, Clàudio Janta palestra sobre "Análise Conjuntural" e a programação do evento se estende até às 18h, quando ocorre o encerramento dos trabalhos do dia.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.