Saúde do trabalhador - Dicas para evitar quedas
Jousi Quevedo

As pessoas caem e este é um fato normal se levarmos em consideração a Lei da Gravidade, o que não é normal é que as pessoas achem normal o fato delas caírem.

Já faz algum tempo que não escrevo sobre saúde do trabalhador, segurança no trabalho, mas um leitor me enviou nos comentários do texto sobre SIPAT, recomendações para que as pessoas não caiam, evitar uma queda, representa evitar um ferimento naquele momento e evitar sérios problemas de saúde no futuro. As dica são genéricas, valem para todos, mas no final vou complementar com algumas recomendações para trabalhadores da saúde, especialmente aqueles que trabalham em hospitais, local que eu trabalho e que já colaborei com a CIPA, trabalho apaixonante, mesmo não sendo um técnico nesta área.

As pessoas caem e este é um fato normal se levarmos em consideração a Lei da Gravidade, o que não é normal é que as pessoas achem normal o fato delas caírem.

Então, se cair pode acontecer e você, que é uma pessoa normal sabendo que isso não é normal e, portanto, pretende evitar estas quedas, aqui vão algumas dicas:

  • Ande, ande rápido se necessário, mas não corra.

  • Para atender o celular, pare! Não ande falando ao celular.

  • Ler é fundamental, leia muito, mas não quando você estiver andando. A simples leitura de um extrato bancário enquanto caminha poderá levá-lo ao chão.

  • Preste atenção ao caminhar (buracos, desníveis, piso molhado etc).

  • Se estiver usando sapatos de salto alto, redobre a atenção ao caminhar.

  • Atenção ao pisar sobre papéis ou outros objetos que podem levá-lo a escorregar.

  • Se estiver passeando com o cachorro, o gato ou qualquer outro animal, cuidado para não se enroscar na corrente que o prende (o animal).

  • Ao atravessar ruas, preste atenção no meio fio, também conhecido como guia ou sarjeta.

  • Nas escadas, muita atenção. Cuidado com os degraus. O corrimão foi projetado para que você se apoie a ele ao subir ou descer escadas, portanto, não se acanhe, pode usar à vontade.

O melhor lugar para procurar é no seu íntimo, com perguntas do tipo “será que estou fazendo tudo certo para evitar acidentes”, “será que há alguns pontos no meu comportamento que posso melhorar para não me acidentar”. Quando você se habituar a fazer estes questionamentos, a encontrar respostas e a pôr estas respostas em prática, agora sim é que você não pode relaxar mesmo, ou tudo irá por água abaixo, porque o acidente zero de verdade é essa eterna procura pelas formas de não se acidentar.

Equipe de manutenção, cuidado ao subir nas escadas para fazer reparos.

Uma coisa muito importante é sempre buscar evitar que acidentes, quedas, ocorram, mas se acontecer é fundamental comunicar a equipe de segurança no trabalho da sua instituição, para que tome providências e não deixe o fator causador do acidente fazer outras vítimas. Não tem CIPA, ou outra equipe que colabore para prevenção de acidentes? Corra para criar uma agora mesmo.

Fonte:PlugBr.net

Voltar pro topo