Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Saúde do trabalhador - Dicas para evitar quedas
por Jousi Quevedo | As pessoas caem e este é um fato normal se levarmos em consideração a Lei da Gravidade, o que não é normal é que as pessoas achem normal o fato delas caírem.
Já faz algum tempo que não escrevo sobre saúde do trabalhador, segurança no trabalho, mas um leitor me enviou nos comentários do texto sobre SIPAT, recomendações para que as pessoas não caiam, evitar uma queda, representa evitar um ferimento naquele momento e evitar sérios problemas de saúde no futuro. As dica são genéricas, valem para todos, mas no final vou complementar com algumas recomendações para trabalhadores da saúde, especialmente aqueles que trabalham em hospitais, local que eu trabalho e que já colaborei com a CIPA, trabalho apaixonante, mesmo não sendo um técnico nesta área.
As pessoas caem e este é um fato normal se levarmos em consideração a Lei da Gravidade, o que não é normal é que as pessoas achem normal o fato delas caírem.
Então, se cair pode acontecer e você, que é uma pessoa normal sabendo que isso não é normal e, portanto, pretende evitar estas quedas, aqui vão algumas dicas:
Ande, ande rápido se necessário, mas não corra.
Para atender o celular, pare! Não ande falando ao celular.
Ler é fundamental, leia muito, mas não quando você estiver andando. A simples leitura de um extrato bancário enquanto caminha poderá levá-lo ao chão.
Preste atenção ao caminhar (buracos, desníveis, piso molhado etc).
Se estiver usando sapatos de salto alto, redobre a atenção ao caminhar.
Atenção ao pisar sobre papéis ou outros objetos que podem levá-lo a escorregar.
Se estiver passeando com o cachorro, o gato ou qualquer outro animal, cuidado para não se enroscar na corrente que o prende (o animal).
Ao atravessar ruas, preste atenção no meio fio, também conhecido como guia ou sarjeta.
Nas escadas, muita atenção. Cuidado com os degraus. O corrimão foi projetado para que você se apoie a ele ao subir ou descer escadas, portanto, não se acanhe, pode usar à vontade.
O melhor lugar para procurar é no seu íntimo, com perguntas do tipo "será que estou fazendo tudo certo para evitar acidentes", "será que há alguns pontos no meu comportamento que posso melhorar para não me acidentar". Quando você se habituar a fazer estes questionamentos, a encontrar respostas e a pôr estas respostas em prática, agora sim é que você não pode relaxar mesmo, ou tudo irá por água abaixo, porque o acidente zero de verdade é essa eterna procura pelas formas de não se acidentar.
Equipe de manutenção, cuidado ao subir nas escadas para fazer reparos.
Uma coisa muito importante é sempre buscar evitar que acidentes, quedas, ocorram, mas se acontecer é fundamental comunicar a equipe de segurança no trabalho da sua instituição, para que tome providências e não deixe o fator causador do acidente fazer outras vítimas. Não tem CIPA, ou outra equipe que colabore para prevenção de acidentes? Corra para criar uma agora mesmo.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.