Rotatividade nos empregos alcança 63,7% em 2013

O levantamento mostra que, entre 2002 e 2013, cerca de 45% dos desligamentos ocorreram com menos de seis meses.

A taxa de rotatividade global no mercado de trabalho alcançou 63,7% em 2013. Ou seja: a cada dez empregados, seis passam por desligamentos e admissões ao longo do ano. “A rotatividade descontada (excluindo-se aposentadoria, morte e pedido de demissão, entre outras) chegou a 43,4%, um porcentual bastante alto”, diz Altair Garcia, técnico da subseção do Dieese na Força Sindical.

Os 43,4% são uma média. Os setores com maiores taxas são construção civil e agricultura. Neles, a rotatividade descontada chegou a 87,4% e 65,9%, respectivamente. Estes números constam do estudo ‘Os números da rotatividade no Brasil: um olhar sobre os dados da Rais 2002-2013’, divulgado pelo MTE e elaborado pelo Dieese.

O levantamento mostra que, entre 2002 e 2013, cerca de 45% dos desligamentos ocorreram com menos de seis meses, e 65% das contratações sequer atingiram um ano completo. “É preciso adotar medidas para inibir as demissões nos períodos de experiência, e ratificar a Convenção 158 da OIT”, declara Eunice Cabral, presidenta do Sindicato das Costureiras de S.Paulo e Osasco.

Já Sergio Luiz Leite, Serginho, 1º secretário da Força Sindical, observa que “o que pega na rotatividade é o poder que a empresa tem de demitir. O trabalhador admitido recebe salário menor do que aquele que foi demitido, reduzindo a massa salarial e aumentando os gastos com seguro-desemprego, o que também é grave”.

Para o Dieese, essa alternância no emprego não é boa para os trabalhadores, para as empresas e para a economia. “Os trabalhadores intercalam períodos empregados e períodos desempregados. As empresas perdem conhecimento e prática, gerando consequente queda de produtividade e de competitividade. E a economia vê recursos que poderiam ser investidos em outras áreas serem consumidos por políticas passivas de emprego”.

Fonte: Força Sindical Nacional