Reunião estadual da Fetracos-RS reforça pauta dos comerciários
por Ligiane Brondani | A abertura contou com o discurso das autoridades que compuseram a mesa. O anfitrião da casa deu as boas-vindas e agradeceu a todos pela participação.
Encerrando as atividades do ano de 2014, a Fetracos-RS reuniu os dirigentes das entidades filiadas nesta segunda-feira (8), para a última reunião estadual, ocorrida na colônia de férias do Sindec Canoas, em Capão da Canoa.
A abertura contou com o discurso das autoridades que compuseram a mesa. O anfitrião da casa deu as boas-vindas e agradeceu a todos pela participação.
É muito bom receber todos vocês mais um ano na casa dos comerciários. Esperamos que esses dias de debates sejam produtivos e que possamos traçar um rumo para a categoria", disse o Presidente do Sindec Canoas, Antônio Fellini.
Na sequência a diretora da Fetracos-RS, Janete Porto, falou em nome das mulheres sindicais, agradecendo pela hospitalidade e desejando um ótimo debate.
O Presidente em exercício da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado, também Presidente do Instituto Girassol, reiterou a importância das entidades se manterem unidas. "Precisamos continuar somando nossas forças, pois o próximo ano não será nada fácil para os trabalhadores", disse.
O Presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, disse que a perspectiva do ano de 2015 será de muita luta para a classe trabalhadora.
Encerramos um ano com a certeza de que a federação, em vários momentos da vida politica e sindical do RS e na defesa do interesse dos filiados, exerceu seu protagonismo com legitimidade. Estivemos presentes em várias discussões culminando com o encaminhamento e a aprovação do projeto de reajuste do piso regional, uma vitória para os trabalhadores", afirmou.
O sindicalista e vereador de Porto Alegre, Cláudio Janta, que representou a Força Sindical Nacional, encerrou os discursos dando um panorama do movimento sindical e da luta dos trabalhadores.
Parabenizamos o Sindec Canoas que nos recebe muito bem, nos sentimos em casa nessa estrutura feita para os trabalhadores. Chegou o momento de nós começarmos a avançar, trazer a participação de outros sindicatos, porque a nossa entidade é completamente diferente das outras na forma de agir e de pensar, vem como um apêndice para desenvolver os sindicatos filiados, não para intervir na ação deles. A Fetracos traz aos dirigentes sindicais uma nova esperança", concluiu.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.