Reunião do SENTRACOMSERV programa rearticulação do secretariado

Diversos dirigentes que compõem o secretariado da Força Sindical estiveram reunidos na manhã de hoje, em Porto Alegre.

Na manhã desta quinta-feira (23/1) aconteceu no auditório do Sindec-POA a reunião do Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da Força Sindical (SENTRACOMSERV). Compuseram a mesa o presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, secretário-geral do Sindec-POA e presidente da Central no Rio Grande do Sul, Claudio Janta, presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionisio Mazui, além dos dirigentes nacionais da Central: presidente em exercício, Miguel Torres, secretário-geral, João Carlos Juruna e secretário de relações sindicais, Geraldino.

De acordo com Miguel Torres, o intuito do encontro é rearticular a organização do secretariado dos comerciários, por esta ser uma ferramenta muito importante para manter o setor unido dentro da Central Sindical.

“No passado já tínhamos uma inciativa desse secretariado, mas por alguns motivos não tivemos um resultado positivo, então por isso a ideia de estabelecer agora uma nova fórmula trazendo questões importantes para discussão como forma de reorganizar o secretariado para poder avançar nas questões do setor”,destacou o dirigente.

Já o presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, ressaltou o fortalecimento na base da categoria.

“Não podemos pautar nosso trabalho no passado. Temos que pensar o que ainda não conseguimos realizar para consolidar a categoria comerciária da Força Sindical. Para isso, precisamos nos articular a nível nacional”,menciou.

O líder da Central no RS destacou que o setor do comércio é um dos que mais sofrem diante da falta de políticas. Janta afirmou que o governo federal concede inúmeros incentivos para os empresários, como a redução de IPI para produtos de linha branca, e os trabalhadores não ganham nem 10 minutos de redução na jornada de trabalho.

“Tudo isso é falta de política! Temos o setor patronal mais atrasado do Brasil. É importante a gente se reorganizar e reagrupar! Devemos intervir em questões nacionais, como a terceirização. Além disso há um campo imenso para continuarmos nosso trabalho mais vigorado”,concluiu o sindicalista e vereador de POA.

Ao final do encontro, o espaço foi aberto aos demais dirigentes da Central para assuntos gerais.