Reunião das centrais sindicais na SRTE/RS marca início de trabalho conjunto
por Jousi Quevedo |
A manhã desta segunda-feira simbolizou o início de um novo ciclo para os trabalhadores gaúchos. Dirigentes das centrais sindicais reuniram-se com o novo Superintendente do Trabalho e Emprego do Estado, o diretor licenciado do Sindec, Claudio Correa, para debater diretrizes e demandas. "Pretendemos trabalhar em parceria, pelo interesse da legalidade e dos trabalhadores", afirmou Correa, ao iniciar a reunião.
Dentre os principais pontos levantados pelos representantes das centrais, a atuação do órgão na fiscalização das condições de trabalho foi preponderante. Conforme o auditor-fiscal do Trabalho Marco Antônio Ballejo Canto, que participou do encontro, a defasagem do quadro de funcionários e a falta de investimentos com auditoria fiscal dificultam promoção de melhorias efetivas nas relações de trabalho. "O que o Brasil gasta com a auditoria é menos de 0,25 milésimos do PIB por ano", declarou.
Para o presidente estadual da Força Sindical, Clàudio Janta, falta de pessoal no quadro do Ministério do Trabalho e Emprego é reflexo da falta de proposições do órgão. "Não adianta o governo aprovar uma série de estatutos se não houver estrutura para fiscalizar. Cabe a nós brigar por esta estrutura", opinou. Para os dirigentes, os altos índices de acidentes de trabalho também refletem a falta de estrutura. "Não pode mais haver este número de mortes e acidentes que muitas vezes nem sabemos que acontecem porque não são considerados acidentes de trabalho", acrescentou.
Preocupado com a questão, o Superintendente convidou todas as centrais para atuar na elaboração da campanha Pacto Pela Vida, a ser apresentado na data da posse, que acontece no próximo dia 11 de junho. "Precisamos que haja uma atuação junto com o movimento sindical para que possamos fazer este combate, nos fortalecermos e baixarmos essas estatísticas de acidentes de trabalho", explicou. Correa afirmou ainda que a intensificação do trabalho contra a informalidade precisa ser reforçada pelo MTE, encerrando com o convite às centrais para reuniões mensais de avaliação do andamento das ações do Ministério e da Superintendência do RS.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.