Reunião da Fetracos realiza balanço de atuação em 2011 e agenda próximas ações

A reunião contou com a presença dos presidentes e representantes dos sindicatos filiados à Fetracos.

A Fetracos RS realizou na quinta-feira, dia 5, uma reunião para fazer um balanço sobre as atividades desempenhadas no ano de 2011. Presidentes e representantes dos sindicatos filiados estiveram presente na reunião.

O presidente da Federação, Clàudio Janta, começou fazendo seu levantamento ressaltando a importância do trabalho unido e da mobilização da categoria nos momentos de luta. Outra atuação lembrada por Janta foi o I Seminário de Formação Política e Econômica da Fetracos  realizado de 18 a 20 de outubro de 2011, em Bento Gonçalves, o qual gerou várias negociações.

• Um ponto muito importante foi a reunião no congresso em Bento, que pode contar com a participação de todos, e o principal foram as negociações fechadas no evento, como o aumento acima da inflação e cláusulas econômicas e sociais relevantes – comenta.

O vice-presidente da Fetracos, Dionisio Pinto Mazui, agradeceu ao apoio dos sindicatos filiados às atividades da federação durante o ano que passou e ressaltou a importância da participação de todos para que a federação possa se consolidar.

• O ano de 2011 foi positivo e vamos continuar buscando mais resultados assim, trabalhando na consolidação das aspirações da categoria – falou.

A unidade mantida entre os sindicatos filiados foi outra observação feita por Marcelo Furtado, representante do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA). Furtado lembrou que, hoje em dia, a Federação é reconhecida em todo o Estado pelas empresas, que já confiam no trabalho da Fetracos e a buscam para fazer acordos.

Outro representante do Sindec-POA, Claudio Correa, abordou a respeito da importância da criação do Sindicato São Jerônimo em 2011.

Na oportunidade, os presentes na reunião também fizeram suas avaliações e prospectaram ações para o ano de 2012. Estiveram presentes os dirigentes de outros municípios, são eles: Vanderson Dias (Encantado e Roca Sales), Carlos Eduardo Chamorro (Alvorada), José Luiz Ferreira (Pelotas), Adílson Borgori (São Jerônimo), Ivone Nunes Simas (Guaíba), Dionísio Mazui (Quaraí) e Elvio Zanetti (Pelotas).

Após o balanço, foram definidas as datas do Congresso da Fetracos, previsto para os dias 17 e 18 de abril, em Bento Gonçalves. A reunião foi finalizada com as explanações sobre os assuntos gerais.

Texto: Ligiane Brondani