
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
A Fetracos RS realizou na quinta-feira, dia 5, uma reunião para fazer um balanço sobre as atividades desempenhadas no ano de 2011. Presidentes e representantes dos sindicatos filiados estiveram presente na reunião.
O presidente da Federação, Clàudio Janta, começou fazendo seu levantamento ressaltando a importância do trabalho unido e da mobilização da categoria nos momentos de luta. Outra atuação lembrada por Janta foi o I Seminário de Formação Política e Econômica da Fetracos realizado de 18 a 20 de outubro de 2011, em Bento Gonçalves, o qual gerou várias negociações.
O vice-presidente da Fetracos, Dionisio Pinto Mazui, agradeceu ao apoio dos sindicatos filiados às atividades da federação durante o ano que passou e ressaltou a importância da participação de todos para que a federação possa se consolidar.
A unidade mantida entre os sindicatos filiados foi outra observação feita por Marcelo Furtado, representante do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA). Furtado lembrou que, hoje em dia, a Federação é reconhecida em todo o Estado pelas empresas, que já confiam no trabalho da Fetracos e a buscam para fazer acordos.
Outro representante do Sindec-POA, Claudio Correa, abordou a respeito da importância da criação do Sindicato São Jerônimo em 2011.
Na oportunidade, os presentes na reunião também fizeram suas avaliações e prospectaram ações para o ano de 2012. Estiveram presentes os dirigentes de outros municípios, são eles: Vanderson Dias (Encantado e Roca Sales), Carlos Eduardo Chamorro (Alvorada), José Luiz Ferreira (Pelotas), Adílson Borgori (São Jerônimo), Ivone Nunes Simas (Guaíba), Dionísio Mazui (Quaraí) e Elvio Zanetti (Pelotas).
Após o balanço, foram definidas as datas do Congresso da Fetracos, previsto para os dias 17 e 18 de abril, em Bento Gonçalves. A reunião foi finalizada com as explanações sobre os assuntos gerais.
Texto: Ligiane Brondani
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.