
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

A Fetracos RS realizou na quinta-feira, dia 5, uma reunião para fazer um balanço sobre as atividades desempenhadas no ano de 2011. Presidentes e representantes dos sindicatos filiados estiveram presente na reunião.
O presidente da Federação, Clàudio Janta, começou fazendo seu levantamento ressaltando a importância do trabalho unido e da mobilização da categoria nos momentos de luta. Outra atuação lembrada por Janta foi o I Seminário de Formação Política e Econômica da Fetracos realizado de 18 a 20 de outubro de 2011, em Bento Gonçalves, o qual gerou várias negociações.
O vice-presidente da Fetracos, Dionisio Pinto Mazui, agradeceu ao apoio dos sindicatos filiados às atividades da federação durante o ano que passou e ressaltou a importância da participação de todos para que a federação possa se consolidar.
A unidade mantida entre os sindicatos filiados foi outra observação feita por Marcelo Furtado, representante do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA). Furtado lembrou que, hoje em dia, a Federação é reconhecida em todo o Estado pelas empresas, que já confiam no trabalho da Fetracos e a buscam para fazer acordos.
Outro representante do Sindec-POA, Claudio Correa, abordou a respeito da importância da criação do Sindicato São Jerônimo em 2011.
Na oportunidade, os presentes na reunião também fizeram suas avaliações e prospectaram ações para o ano de 2012. Estiveram presentes os dirigentes de outros municípios, são eles: Vanderson Dias (Encantado e Roca Sales), Carlos Eduardo Chamorro (Alvorada), José Luiz Ferreira (Pelotas), Adílson Borgori (São Jerônimo), Ivone Nunes Simas (Guaíba), Dionísio Mazui (Quaraí) e Elvio Zanetti (Pelotas).
Após o balanço, foram definidas as datas do Congresso da Fetracos, previsto para os dias 17 e 18 de abril, em Bento Gonçalves. A reunião foi finalizada com as explanações sobre os assuntos gerais.
Texto: Ligiane Brondani

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).