Reunião da diretoria da Fetracos destaca eleições, mobilização pelo Fim do Fator Previdenciário e projeta pleito em setembro

Próxima reunião da Federação será em Pelotas.

Diretores da Fetracos se reuniram ontem, dia 10 de julho de 2012, na sede da Força Sindical-RS para debater os temas pertinentes à Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul. Dentre os pontos, os sindicalistas analisaram os resultados da mobilização pelo Fim do Fator Previdenciário em Brasília na semana passada, as eleições municipais, a eleição para diretoria da federação. A próxima reunião será em Pelotas.

Conforme o presiente em exercício da Fetracos, Dionísio Mazui, o deputado Paulinho Pereira (PDT) agendou encontro com integrantes da Força Sindical com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia para tratar do Fator, ocasião em que a Fetracos esteve representada por quatro diretores: Dionísio Mazuí, presidente em exercício, Ivone Simas, Secretária Geral e pelos diretores Luis Carlos Basrbosa e Antenor Mariano Federizzi, todos também diretores da Força Sindical. Os sindicalistas participaram dos encaminhamentos do projeto de regulamentação a profissão de Comerciário, junto também ao presidente da CNTC.

Os dirigentes visitaram o Ministério do Trabalho e Emprego, no qual acompanham a tramitação do processo de registro do Sindicato dos Comerciários de São Jerônimo,  em reunião com Fabrício Dutra, sendo aguardada para esta semana a publicação do respectivo registro no Diário Oficial da União.

Todos os diretores que estiveram em Brasília ressaltaram a importância da viagem, em decorrência dos resultados obtidos em prol da luta comerciária.

As campanhas salariais em andamento foram debatidas com as informações jurídicas da advogada Carmem Pinto, que fez um detalhamento das negociações envolvendo cada segmento econômico. As eleições municipais foram abordadas, com os dirigentes mais um vez ratificando o compromisso em apoiar candidatos realmente compromissados com os reais interesses dos trabalhadores.

Mais vez foi destacada a assunção de Cláudio Corrêa ao cargo de Superintendente Regional do Trabalho no RS. Projetando próximos eventos, foi destacado o aniversário de 80 anos do Sindec/Porto Alegre, entidade que se constitui-se na maior referência sindical no Estado, fazendo, ao longo desses 80 anos um protagonismo importante dentro do movimento sindical autêntico.

As eleições de Guaiba mereceram atenção dos presentes na reunião, uma vez que a efetiva participação dos trabalhadores no processo eleitoral não apenas legitimaram a democracia interna naquela entidade sindical, como, de fato, ratificaram e consolidaram Ivone Simas como a maior liderança sindical feminina na Força Sindical gaúcha.

Nas eleições de Guaiba foi destacada a participação do colaborador José Machado, sindicalista que prima em suas atribuições pela observância enérgica aos aspectos formais do pleito. A próxima reunião foi marcada para a cidade de Pelotas, em dia 21 de agosto. Também foi projetada a possa da nova diretoria da Fetracos já que o mandato encerra em 08 de setembro.

Participaram os diretores do Sindec Porto Alegre, Luis Carlos Barbosa, Chamorro de Alvorada Sindec Alvorada, Zé Luiz (Porto Alegre), Antenor Federizzi, do Sindec Canoas, o vice-presidente Dionísio Mazui, Élvio Gelim do Sec Pelotas, Assessora Jurídica Carmem Pinto e presidente do Sindicato Comerciários Guaíba Ivone Simas. Também participaram o presidente do Sindec de São Jerônimo, Adilson Bogorni, Jorge, diretor do Sintracon; e Patrícia, Diretora Sindec Guaíba.