por Jousi Quevedo | Para 2014, a projeção é crescer ao menos 25%, atingindo R$ 270 bilhões, respondendo por 38% dos gastos com alimentação.
O brasileiro come cada vez mais fora de casa. Com o avanço do trabalho feminino, o aumento da distância entre casa e local de trabalho, somados ao crescimento do turismo interno, comer fora do lar já representava, em 2009, 31% das despesas das famílias com alimentação, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com essa expansão, o setor de food service movimentou R$ 215 bilhões em 2011, alta de 17,8% sobre o ano anterior, de acordo com a ECD Consultoria em Food Service. Para 2014, a projeção é crescer ao menos 25%, atingindo R$ 270 bilhões, respondendo por 38% dos gastos com alimentação.
Com os preparativos para Copa e Olimpíadas, fabricantes de equipamentos para cozinhas, como Prática, Cozil e Elvi, estimam expansão de 16% a 30% em 2012. Segundo o diretor da ECD, Enzo Donna, em um restaurante padrão, o aporte médio em equipamentos varia entre 35% e 55% do investimento, dependendo dos gastos com serviços de alvenaria.
Na outra ponta da cadeia, os planos de expansão das redes de comidas se multiplicam, especialmente as asiáticas. Há perspectiva, inclusive, de entrada de novas bandeiras, aposta o Grupo Ornato, dono da rede de comida chinesa Jin Jin Wo, com 70 restaurantes. O grupo acaba de abrir a primeira unidade de sua nova bandeira, a Jin Jin Sushi, no Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP). De acordo com Eduardo Morita, diretor de Negócios da rede, a intenção é terminar o ano com mais oito lojas de comida japonesa, além de outras 20 da Jin Jin Wo. Esta última, que só perde para a China in Box - com 153 lojas -, projeta crescer 30% este ano, ante o faturamento de R$ 63 milhões visto em 2011.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.