Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Quase 50% dos trabalhadores temporários podem ser efetivados no período do Natal no RS, segundo a Fecomércio

por |
Em relação ao número de funcionários permanentes das empresas, esse número representa um incremento de 22,7% em sua força de trabalho nesses últimos meses do ano.

O setor terciário é o mais impactado pela chegada do Natal. E o aumento nas vendas e na procura por prestação de serviços influencia diretamente na necessidade de contratação de mão de obra para o período. Pesquisa realizada pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS), através do Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep-RS), em setores que tipicamente empregam nesse período do ano, mostrou que 99% das empresas pesquisadas irão buscar trabalhadores temporários em 2012. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, dia 23/10.

Dessas empresas, 81,2% ainda não iniciaram as contratações. Em relação àquelas que começaram o processo, a maior parcela (70,8%) já contratou até três novos funcionários. Considerando as contratações já realizadas e as que serão realizadas, o número médio de temporários deverá ser de 4,6 trabalhadores por empresa.

Em relação ao número de funcionários permanentes das empresas, esse número representa um incremento de 22,7% em sua força de trabalho nesses últimos meses do ano.

As empresas pesquisadas afirmaram que 49,3% dos trabalhadores contratados possuem chance de efetivação após o final de seu contrato. "Em um momento em que a escassez de mão de obra qualificada é uma realidade vivida pelos negócios do Estado, um bom desempenho apresentado pelo temporário pode significar a sua entrada definitiva na empresa. Os empresários estão atentos às pessoas talentosas, e a pesquisa sinaliza justamente a intenção de se criar vagas efetivas", explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.

Para a seleção dos trabalhadores, 70,1% exigirão algum grau de instrução, sendo que 78,0% requisitará Ensino Médio completo. Além disso, itens como boa aparência e boa dicção são exigidos por grande parte das empresas. A maior parte (87,9%) deverá fazê-lo para a atividade de vendas/comercial.

O gênero do trabalhador aparece apenas em 9° lugar como exigência mais comum, sendo que destes, 82,1% requisita o gênero feminino para a contratação.

A Pesquisa de Temporários 2012 realizou 384 entrevistas na principal cidade de cada Macrorregião do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.

Leia a pesquisa completa clicando aqui

Fonte: Fecomércio-RS

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias