Quase 50% dos trabalhadores temporários podem ser efetivados no período do Natal no RS, segundo a Fecomércio

Em relação ao número de funcionários permanentes das empresas, esse número representa um incremento de 22,7% em sua força de trabalho nesses últimos meses do ano.

O setor terciário é o mais impactado pela chegada do Natal. E o aumento nas vendas e na procura por prestação de serviços influencia diretamente na necessidade de contratação de mão de obra para o período. Pesquisa realizada pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS), através do Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep-RS), em setores que tipicamente empregam nesse período do ano, mostrou que 99% das empresas pesquisadas irão buscar trabalhadores temporários em 2012. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, dia 23/10.

Dessas empresas, 81,2% ainda não iniciaram as contratações. Em relação àquelas que começaram o processo, a maior parcela (70,8%) já contratou até três novos funcionários. Considerando as contratações já realizadas e as que serão realizadas, o número médio de temporários deverá ser de 4,6 trabalhadores por empresa.

As empresas pesquisadas afirmaram que 49,3% dos trabalhadores contratados possuem chance de efetivação após o final de seu contrato. “Em um momento em que a escassez de mão de obra qualificada é uma realidade vivida pelos negócios do Estado, um bom desempenho apresentado pelo temporário pode significar a sua entrada definitiva na empresa. Os empresários estão atentos às pessoas talentosas, e a pesquisa sinaliza justamente a intenção de se criar vagas efetivas”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.

Para a seleção dos trabalhadores, 70,1% exigirão algum grau de instrução, sendo que 78,0% requisitará Ensino Médio completo. Além disso, itens como boa aparência e boa dicção são exigidos por grande parte das empresas. A maior parte (87,9%) deverá fazê-lo para a atividade de vendas/comercial.

O gênero do trabalhador aparece apenas em 9° lugar como exigência mais comum, sendo que destes, 82,1% requisita o gênero feminino para a contratação.

A Pesquisa de Temporários 2012 realizou 384 entrevistas na principal cidade de cada Macrorregião do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.

Leia a pesquisa completa clicando aqui

Fonte: Fecomércio-RS