Protagonismo dos comerciários no Movimento Sindical é debatido no Ciclo de Palestras da Fetracos-RS
Ligiane Brondani
Público presente no evento de frente para o presidente do sindicato.

O presidente do Sindec-POA e Secretário de Relações Internacionais da Central, Nilton Neco, falou sobre a Pauta Unificada dos Comerciários e Auto-regulamentação do Movimento Sindical.

A segunda palestra do Ciclo de Palestras da Fetrecos-RS, foi ministrada pelo Presidente da UGT da Região Noroeste do Estado do Paraná, Leocides Fornazza, sobre o "Protagonismo dos comerciários no Movimento Sindical". Leocides também é 1º vice-presidente da Federação dos Comerciários do Paraná.

O dirigente começou fazendo um resgate histórico sobre a profissão. “Os comerciários só tiveram a profissão reconhecida em 2013, apesar de muitas décadas de trabalho. No final do século 20, os trabalhadores eram quase escravizados, trabalhavam muitas horas por dia e essa escravidão roubava a dignidade dos trabalhadores”, disse.

Conforme Fornazza, hoje os trabalhadores são submetidos a outros tipos de exploração, mas a jornada continua pesando. “O comerciário não tem tempo de estudar e ter uma qualificação. O capitalismo faz com que seja necessária a abertura das lojas em domingos e feriados e isso acaba prejudicando a convivência familiar”.

O dirigente ainda completou. “Estamos lutando há 20 anos pela redução da jornada de 44 horas para 40horas semanais. No ano que vem vamos retomar essa discussão e vamos precisar da união dos trabalhadores em todo o Brasil. Nosso papel de agente fiscalizador deve continuar firme, para isso precisamos ser persistentes”, concluiu.

Pauta Unificada dos Comerciários

Na sequência o Presidente do Sindec-POA e Secretário de Relações Internacionais da Central, Nilton Neco, falou sobre a Pauta Unificada dos Comerciários e Auto-regulamentação do Movimento Sindical.

“A regulamentação sindical vai mudar ou por nossa vontade ou por outra forma, seja pelo Ministério Público do Trabalho ou pelo Congresso. O mundo do trabalho está mudando por causa da tecnologia. Ela é um disfarce para a precarização das relações do trabalho. Se o mundo continuar assim, não teremos mais a quem representar, por isso também precisamos ser os protagonistas dessa mudança”, disse.

Sobre a pauta unificada dos comerciários, Neco destaca assuntos que a compõem como: piso unificado, trabalho em domingos e feriados, jornadas de trabalho extensa e regulamentação da profissão. O dirigente disse que esse ano a pauta ainda não progrediu, mas no ano que vem as centrais pretendem levar as discussões à diante.

*O Ciclo de Palestras segue até este sábado, 5 de dezembro, em Capão da Canoa, na Colônia de Férias do Sindec Canoas.