Protagonismo dos comerciários no Movimento Sindical é debatido no Ciclo de Palestras da Fetracos-RS
por Ligiane Brondani | O presidente do Sindec-POA e Secretário de Relações Internacionais da Central, Nilton Neco, falou sobre a Pauta Unificada dos Comerciários e Auto-regulamentação do Movimento Sindical.
A segunda palestra do Ciclo de Palestras da Fetrecos-RS, foi ministrada pelo Presidente da UGT da Região Noroeste do Estado do Paraná, Leocides Fornazza, sobre o "Protagonismo dos comerciários no Movimento Sindical". Leocides também é 1º vice-presidente da Federação dos Comerciários do Paraná.
O dirigente começou fazendo um resgate histórico sobre a profissão. "Os comerciários só tiveram a profissão reconhecida em 2013, apesar de muitas décadas de trabalho. No final do século 20, os trabalhadores eram quase escravizados, trabalhavam muitas horas por dia e essa escravidão roubava a dignidade dos trabalhadores", disse.
Conforme Fornazza, hoje os trabalhadores são submetidos a outros tipos de exploração, mas a jornada continua pesando. "O comerciário não tem tempo de estudar e ter uma qualificação. O capitalismo faz com que seja necessária a abertura das lojas em domingos e feriados e isso acaba prejudicando a convivência familiar".
O dirigente ainda completou. "Estamos lutando há 20 anos pela redução da jornada de 44 horas para 40horas semanais. No ano que vem vamos retomar essa discussão e vamos precisar da união dos trabalhadores em todo o Brasil. Nosso papel de agente fiscalizador deve continuar firme, para isso precisamos ser persistentes", concluiu.
Pauta Unificada dos Comerciários
Na sequência o Presidente do Sindec-POA e Secretário de Relações Internacionais da Central, Nilton Neco, falou sobre a Pauta Unificada dos Comerciários e Auto-regulamentação do Movimento Sindical.
A regulamentação sindical vai mudar ou por nossa vontade ou por outra forma, seja pelo Ministério Público do Trabalho ou pelo Congresso. O mundo do trabalho está mudando por causa da tecnologia. Ela é um disfarce para a precarização das relações do trabalho. Se o mundo continuar assim, não teremos mais a quem representar, por isso também precisamos ser os protagonistas dessa mudança", disse.
Sobre a pauta unificada dos comerciários, Neco destaca assuntos que a compõem como: piso unificado, trabalho em domingos e feriados, jornadas de trabalho extensa e regulamentação da profissão. O dirigente disse que esse ano a pauta ainda não progrediu, mas no ano que vem as centrais pretendem levar as discussões à diante.
*O Ciclo de Palestras segue até este sábado, 5 de dezembro, em Capão da Canoa, na Colônia de Férias do Sindec Canoas.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.