Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Procissão, missa campal e benção da carteira de trabalho abrem as comemorações do Dia do Trabalhador
por Gabriella Oliveira | O ato reuniu fiéis, políticos, sindicalistas e lideranças sociais na Zona Norte de Porto Alegre.
O Dia do Trabalho em Porto Alegre foi marcado pela tradicional Procissão da Padroeira do Trabalho na manhã desta quarta-feira (1º/5). Conforme a Brigada Militar, quatro mil pessoas participaram da procissão, que começou às 9h, na Zona Norte. O presidente da Força Sindical-RS e Secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, diretores, colaboradores e trabalhadores acompanharam a procissão e a missa campal.
Apesar da ameaça de chuva, a caminhada dos fiéis partiu do Lar do Idoso Dom Luiz Guanella, na Avenida Ary Tarragô, até a Paróquia de Nossa Senhora do Trabalho, na Avenida Benno Mentz, no bairro Vila Ipiranga, onde foi celebrada uma missa com a bênção das carteiras de trabalho. A imagem da santa percorreu cerca de quatro quilômetros nos ombros de colaboradores da Força e demais participantes da demonstração de fé. A 59ª Procissão da Nossa Senhora do Trabalho foi animada por cânticos, gritos de viva e muita animação com bandeirolas, faixas e bandeiras da Força Sindical.
A chegada da imagem de Nossa Senhora do Trabalho foi recebida com fogos de artifício e uma bonita chuva de prata na sede do Santuário.
Janta destacou que o Dia do Trabalhador não é só para ser comemorado, mas também um dia de reflexão. "Temos que pensar e trabalhar por melhoras. Este universo tem muitos problemas, desde a falta de qualificação até a exploração das pessoas e do ofício; falta de condições e desrespeito aos direitos", afirmou.
Estavam presentes o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o vice-prefeito, Sebastião Melo, o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos, o deputado federal Vieira da Cunha; vereadores e lideranças sociais.
O sindicalista e vereador de Porto Alegre Clàudio Janta e os diretores Cláudio Corrêa e Luis Carlos Barbosa rezaram nas primeiras fileiras junto com o prefeito e as lideranças. Todos ficaram muito emocionados com o ato de fé e concentração em homenagem aos trabalhadores, com a missa ficando lotada.
No final da cerimônia, o bispo Dom Jaime Spengler fez a tradicional bênção das carteiras de trabalho.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.