Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Procissão, missa campal e benção da carteira de trabalho abrem as comemorações do Dia do Trabalhador
por Gabriella Oliveira | O ato reuniu fiéis, políticos, sindicalistas e lideranças sociais na Zona Norte de Porto Alegre.
O Dia do Trabalho em Porto Alegre foi marcado pela tradicional Procissão da Padroeira do Trabalho na manhã desta quarta-feira (1º/5). Conforme a Brigada Militar, quatro mil pessoas participaram da procissão, que começou às 9h, na Zona Norte. O presidente da Força Sindical-RS e Secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, diretores, colaboradores e trabalhadores acompanharam a procissão e a missa campal.
Apesar da ameaça de chuva, a caminhada dos fiéis partiu do Lar do Idoso Dom Luiz Guanella, na Avenida Ary Tarragô, até a Paróquia de Nossa Senhora do Trabalho, na Avenida Benno Mentz, no bairro Vila Ipiranga, onde foi celebrada uma missa com a bênção das carteiras de trabalho. A imagem da santa percorreu cerca de quatro quilômetros nos ombros de colaboradores da Força e demais participantes da demonstração de fé. A 59ª Procissão da Nossa Senhora do Trabalho foi animada por cânticos, gritos de viva e muita animação com bandeirolas, faixas e bandeiras da Força Sindical.
A chegada da imagem de Nossa Senhora do Trabalho foi recebida com fogos de artifício e uma bonita chuva de prata na sede do Santuário.
Janta destacou que o Dia do Trabalhador não é só para ser comemorado, mas também um dia de reflexão. "Temos que pensar e trabalhar por melhoras. Este universo tem muitos problemas, desde a falta de qualificação até a exploração das pessoas e do ofício; falta de condições e desrespeito aos direitos", afirmou.
Estavam presentes o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o vice-prefeito, Sebastião Melo, o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos, o deputado federal Vieira da Cunha; vereadores e lideranças sociais.
O sindicalista e vereador de Porto Alegre Clàudio Janta e os diretores Cláudio Corrêa e Luis Carlos Barbosa rezaram nas primeiras fileiras junto com o prefeito e as lideranças. Todos ficaram muito emocionados com o ato de fé e concentração em homenagem aos trabalhadores, com a missa ficando lotada.
No final da cerimônia, o bispo Dom Jaime Spengler fez a tradicional bênção das carteiras de trabalho.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.