Procissão, missa campal e benção da carteira de trabalho abrem as comemorações do Dia do Trabalhador

O ato reuniu fiéis, políticos, sindicalistas e lideranças sociais na Zona Norte de Porto Alegre.

O Dia do Trabalho em Porto Alegre foi marcado pela tradicional Procissão da Padroeira do Trabalho na manhã desta quarta-feira (1º/5). Conforme a Brigada Militar, quatro mil pessoas participaram da procissão, que começou às 9h, na Zona Norte. O presidente da Força Sindical-RS e Secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, diretores, colaboradores e trabalhadores acompanharam a procissão e a missa campal.

Apesar da ameaça de chuva, a caminhada dos fiéis partiu do Lar do Idoso Dom Luiz Guanella, na Avenida Ary Tarragô, até a Paróquia de Nossa Senhora do Trabalho, na Avenida Benno Mentz, no bairro Vila Ipiranga, onde foi celebrada uma missa com a bênção das carteiras de trabalho. A imagem da santa percorreu cerca de quatro quilômetros nos ombros de colaboradores da Força e demais participantes da demonstração de fé. A 59ª Procissão da Nossa Senhora do Trabalho foi animada por cânticos, gritos de viva e muita animação com bandeirolas, faixas e bandeiras da Força Sindical.

A chegada da imagem de Nossa Senhora do Trabalho foi recebida com fogos de artifício e uma bonita chuva de prata na sede do Santuário.

Janta destacou que o Dia do Trabalhador não é só para ser comemorado, mas também um dia de reflexão. "Temos que pensar e trabalhar por melhoras. Este universo tem muitos problemas, desde a falta de qualificação até a exploração das pessoas e do ofício; falta de condições e desrespeito aos direitos", afirmou.

Estavam presentes o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o vice-prefeito, Sebastião Melo, o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos, o deputado federal Vieira da Cunha; vereadores e lideranças sociais.

O sindicalista e vereador de Porto Alegre Clàudio Janta e os diretores Cláudio Corrêa e Luis Carlos Barbosa rezaram nas primeiras fileiras junto com o prefeito e as lideranças. Todos ficaram muito emocionados com o ato de fé e concentração em homenagem aos trabalhadores, com a missa ficando lotada.

No final da cerimônia, o bispo Dom Jaime Spengler fez a tradicional bênção das carteiras de trabalho.