
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
O painel da manhã desta quarta-feira iniciou com a palavra dos presidentes da central na região Sul.
Osvaldo Mafra, presidente da Força SC, comemorou a presença de mais de 300 delegados e sindicalistas no Seminário da Força Sul. "A platéia permaneceu no auditório e não se dispersou. Todos estão discutindo e interagindo, nos deixando muito feliz. Mostra que estamos interessados em resolver os problemas com as palestras", elogiou. Segundo Mafra, os temas debatidos darão rumos importantes para a luta sindical na região Sul.
Para Sérgio Butka, destacou a qualidade dos palestrantes do evento e disse que é necessário fazer mais debates. "A Força tem sido a central da mobilização no Brasil, assumindo essa responsabilidade", ressaltou, afirmando a central como cada vez mais uma referência para os trabalhadores em assuntos chave como Trabalho Decente.
O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, afirmou que ontem os participantes tiveram o privilégio de entender o que se faz em Brasília nas mobilizações, com a palestra sobre o Trabalho Decente. "Soubemos o que significam os juros, os impostos, na palestra do Rigotto. De entender o valor dos produtos que consumimos. Vamos sair daqui mais convictos da luta que estamos encaminhando no Congresso Nacional. E não podemos esquecer de outros pontos da agenda sindical, como a aprovação da Emenda 29", esclareceu Janta.
Entendemos que se não convencermos os deputados a se despir de seus individualismos, a Região Sul vai continuar recebendo menos investimentos em nossos projetos", alertou.
Janta pediu ainda à plenária uma moção de apoio a todos os trabalhadores no Brasil que estão em greve.
Geraldino dos Santos, secretário de Relações Sindicais da Força sindical, também elogiou a qualidade das palestras de ontem. "Vamos discutir os pontos deste encontro, porque a contribuição é muito grande para a nossa central. Falta o encontro das regionais no Sudeste. No ano que vem, haverá uma reunião para unificação de ideais e bandeiras, porque há muitas questões comuns como investimento, Trabalho Decente e condições de emprego e renda", afirmou, mencionando a realização de um encontro nacional.
Texto: Josemari Quevedo.
Fotografias: Cíntia Roodriguês.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.