Presidentes da central na Região Sul avaliam o Seminário Força Sul como um sucesso

Qualidade das palestras e interesse dos participantes foram elogiados pelos dirigentes.

O painel da manhã desta quarta-feira iniciou com a palavra dos presidentes da central na região Sul.

Osvaldo Mafra, presidente da Força SC, comemorou a presença de mais de 300 delegados e sindicalistas no Seminário da Força Sul. "A platéia permaneceu no auditório e não se dispersou. Todos estão discutindo e interagindo, nos deixando muito feliz. Mostra que estamos interessados em resolver os problemas com as palestras", elogiou. Segundo Mafra, os temas debatidos darão rumos importantes para a luta sindical na região Sul.

Para Sérgio Butka, destacou a qualidade dos palestrantes do evento e disse que é necessário fazer mais debates. "A Força tem sido a central da mobilização no Brasil, assumindo essa responsabilidade", ressaltou, afirmando a central como cada vez mais uma referência para os trabalhadores em assuntos chave como Trabalho Decente.

O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, afirmou que ontem os participantes tiveram o privilégio de entender o que se faz em Brasília nas mobilizações, com a palestra sobre o Trabalho Decente. "Soubemos o que significam os juros, os impostos, na palestra do Rigotto. De entender o valor dos produtos que consumimos. Vamos sair daqui mais convictos da luta  que estamos encaminhando no Congresso Nacional. E não podemos esquecer de outros pontos da agenda sindical, como a aprovação da Emenda 29", esclareceu Janta.

"Entendemos que se não convencermos os deputados a se despir de seus individualismos, a Região Sul vai continuar recebendo menos investimentos em nossos projetos", alertou.

Janta pediu ainda à plenária uma moção de apoio a todos os trabalhadores no Brasil que estão em greve.

Geraldino dos Santos, secretário de Relações Sindicais da Força sindical, também elogiou a qualidade das palestras de ontem. "Vamos discutir os pontos deste encontro, porque a contribuição é muito grande para a nossa central. Falta o encontro das regionais no Sudeste. No ano que vem, haverá uma reunião para unificação de ideais e bandeiras, porque há muitas questões comuns como investimento, Trabalho Decente e condições de emprego e renda", afirmou, mencionando a realização de um encontro nacional.

Texto: Josemari Quevedo.

Fotografias: Cíntia Roodriguês.