Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Preço do imóvel sobe 12,3% de janeiro a outubro em Porto Alegre

por |
Alta em 2013 superou os principais índices de inflação.

De janeiro a outubro o preço do imóvel em Porto Alegre subiu 12,3%. O dado da capital gaúcha faz parte da pesquisa FipeZap, feita em 16 cidades brasileiras. Na média nacional, a alta no mesmo período foi de 11,3%. A base de dados é formada pelos apartamentos anunciados na internet. A alta de preço dos imóveis em 2013 ganhou dos principais índices de inflação em igual intervalo de tempo, de 4,4% projetada para o IPCA de janeiro a outubro, e de 4,58% pelo IGP-M. O aumento do preço do metro quadrado superou também o rendimento das aplicações financeiras mais comuns.

De janeiro a outubro, o rendimento bruto do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) foi de 6,46%, sem descontar o imposto. O dólar valorizou-se 9,1% em relação ao real e a poupança teve rendimento líquido de 4,69%. Os papéis negociados na Bolsa caíram, em média, 11,35% no período. Fábio Colombo, administrador de investimentos, diz que essa valorização no preço do metro quadrado, comparada à de outros investimentos, deve ser ponderada.

– Os imóveis vêm tendo grande recuperação há algum tempo, mas no último ano e meio tem ocorrido uma desaceleração.

Segundo o administrador, em regiões do país com menor liquidez, isto é, onde os negócios demoram mais para serem fechados, os preços efetivos são menores. Isso significa que a pesquisa reflete os preços pedidos do metro quadrado pelo vendedor. Além de Porto Alegre, outros 14 locais acumularam alta superior à inflação, com destaque para Curitiba (33,2%), seguida por Florianópolis (13,1%),Vitória (12,7%), Rio de Janeiro (12,5%) e São Paulo (11,2%). Somente o Distrito Federal teve aumento inferior ao da inflação do período.

Eduardo Zylberstajn, coordenador do índice FipeZap, diz que a alta de preços reflete ainda o bom momento do emprego e da renda no mercado de trabalho, associado à maior oferta de crédito imobiliário. Apesar do avanço dos preços, o economista explica que a aceleração já foi bem maior. Em 2011, o preço do metro quadrado em sete capitais subiu 26,3%; no ano passado, 12,4% e neste ano até outubro, 10,3%.

Fonte: Zero Hora

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias