Posto de Saúde começa a atender até 22 horas em Porto Alegre
Pessoas em pé. Homem discursando no microfone.

Mudança contempla a política de ampliação do atendimento básico, estipulada pela Lei dos Postos de Saúde 24h do vereador e Secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta.

O primeiro Posto de Saúde a funcionar até as 22 horas teve o novo turno de atendimento inaugurado na última sexta-feira (24/3). Autor da iniciativa que alterou a Lei Orgânica do Município, prevendo a ampliação do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, através do projeto conhecido como "Postos de Saúde 24 horas", o vereador Clàudio Janta participou do ato, ao lado do prefeito Nelson Marchezan e do secretário de Saúde Erno Harzheim.

"m nome das mais de 100 mil pessoas mobilizadas na reivindicação dos Postos 24 horas e dos milhares de trabalhadores que poderão contar com atendimento para a sua família em horário estendido, o nosso muito obrigado à Prefeitura de Porto Alegre, que manteve este compromisso, que já começa a fazer a diferença e mostrar que podemos confiar em um novo tempo", manifestou o vereador Clàudio Janta.

O posto de saúde São Carlos fica situado no Terminal Antônio de Carvalho, na zona Leste de Porto Alegre e é a primeira unidade a atender universalmente em horário alternativo, não apenas aos pacientes de referência. Entre as 18h e 22h, a unidade passa a atender pelo sistema de acolhimento - por ordem de chegada, dispensando a necessidade de agendamento. Neste horário, a equipe conta com três médicos, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem. Também é o primeiro serviço básico a oferecer coleta de exames laboratoriais durante todo o período de funcionamento.

Dois ministros do governo federal participaram da solenidade: o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, trazendo apoio à política de ampliação do atendimento básico. Também esteve presente, representando o governo estadual o Secretário de Saúde, João Gabbardo dos Reis.

A expectativa da prefeitura é de que sejam atendidos no novo horário, diariamente, cerca de 50 pacientes. No primeiro dia de funcionamento até 22h, foram registrados 61 atendimentos.