Poluição de rios e lagos na região é tema do 4º Seminário sobre Faixa de Fronteira

“A questão da água é fundamental para garantir emprego e renda", afirma o presidente da Força Verde, Lélio Falcão.

O 4º seminário sobre Faixa de Fronteira, realizado pela Força Sindical-RS com apoio da Força Verde, tem continuidade nesta terça-feira, dia 20, na Câmara de Vereadores de Uruguaiana.

O terceiro painel trata sobre a poluição de rios e lagos na Faixa de Fronteira, com enfoque nos resíduos sólidos e líquidos e tem transmissão ao vivo pela Rádio São Miguel.

O tesoureiro do Sindec-POA Luiz Carlos Barbosa, coordena a mesa de trabalhos composta pelo prefeito municipal Sanchotene Felice, superintendente adjunto da Corsan Milton Trevisan, presidente do Conselho do Meio Ambiente Luiz Bortoluzzi, diretor operacional da Foz do Brasil Eduardo Ferdiani e pelo vereador José Clemente.

O prefeito reconheceu a iniciativa do evento, pois, segundo ele, o problema na água pé problema da vida, e convoca todos os cidadãos para que assuma-se uma responsabilidade histórica. Ele ainda explicou a situação entre o município e a empresa Corsan, a qual, segundo Felice, não estava tendo recursos para investir em saneamento básico.

O diretor operacional da Foz do Brasil, Eduardo Ferdiani, apresentou dados e explicou a concessão da empresa, suas características, início das operações e os investimentos em Uruguaiana.

O presidente da Força Verde RS, Lélio Falcão, demonstrou preocupação com o esgotamento pluvial e problemas de canalização de água na região da Fronteira Oeste. “A questão da água é fundamental para garantir emprego e renda", afirma.

Um questionamento foi realizado pelo presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta. “Qual é o custo do saneamento para quem eu represento, os trabalhadores?” Ele ainda critica o fato de saneamento básico ser deixado em segundo plano.

• É muito simples o gestor abrir mão do seu papel, e passar a responsabilidade para terceiros. Saneamento básico deve ser política pública de Estado, e não uma questão isolada dos municípios – finaliza.

A parte final do 4º Seminário sobre Faixa de Fronteira será realizada na tarde desta terça-feira, a partir das 14h, com o painel IV tratando sobre legislação e impedimentos aos trabalhadores na Faixa de Fronteira nos países do Mercosul. Às 16h ocorre o encerramento com a aprovação da Carta de Uruguaiana.

Texto: Ligiane Brondani

Fotos: Daiana Rodrigues