Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Pobreza é a principal causa do trabalho infantil no País
por Jousi Quevedo | Atualmente no Brasil mais de quatro milhões de crianças e adolescentes estão trabalhando. Na faixa de cinco a 14 anos, em que a legislação proíbe toda forma de trabalho, o número chega a 1,4 milhão.
A pobreza e a baixa escolaridade das famílias estão entre as principais causas do trabalho infantil no País, segundo a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti), Isa Oliveira. Atualmente no Brasil mais de quatro milhões de crianças e adolescentes estão trabalhando. Na faixa de cinco a 14 anos, em que a legislação proíbe toda forma de trabalho, o número chega a 1,4 milhão.
O trabalho infantil reproduz a situação de pobreza e baixa escolaridade na qual os pais dessas crianças estão inseridos", destaca a secretária-executiva, no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, lembrado ontem. Para ela, entre os fatores para que as crianças permaneçam trabalhando está o fato de as famílias não considerarem a escola uma alternativa. "Principalmente na área rural, há uma grande precariedade educacional, acrescida da precariedade no transporte para que essas crianças cheguem à escola", lembrou ela.
Segundo o coordenador da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, a questão cultural contribui para os índices de trabalho infantil no País. "Esse processo já foi quase que institucionalizado em algumas famílias por causa de uma suposta tradição de formação e caráter que está associada ao trabalho infantil."
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).