Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Pobreza é a principal causa do trabalho infantil no País

por |
Atualmente no Brasil mais de quatro milhões de crianças e adolescentes estão trabalhando. Na faixa de cinco a 14 anos, em que a legislação proíbe toda forma de trabalho, o número chega a 1,4 milhão.

A pobreza e a baixa escolaridade das famílias estão entre as principais causas do trabalho infantil no País, segundo a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti), Isa Oliveira. Atualmente no Brasil mais de quatro milhões de crianças e adolescentes estão trabalhando. Na faixa de cinco a 14 anos, em que a legislação proíbe toda forma de trabalho, o número chega a 1,4 milhão.

O trabalho infantil reproduz a situação de pobreza e baixa escolaridade na qual os pais dessas crianças estão inseridos", destaca a secretária-executiva, no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, lembrado ontem. Para ela, entre os fatores para que as crianças permaneçam trabalhando está o fato de as famílias não considerarem a escola uma alternativa. "Principalmente na área rural, há uma grande precariedade educacional, acrescida da precariedade no transporte para que essas crianças cheguem à escola", lembrou ela.

Segundo o coordenador da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, a questão cultural contribui para os índices de trabalho infantil no País. "Esse processo já foi quase que institucionalizado em algumas famílias por causa de uma suposta tradição de formação e caráter que está associada ao trabalho infantil."

Fonte: DCI

Notícias

A Luta Pela Redução da Jornada de Trabalho Precisa Ser Realista e Viável

Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Carregando as notícias