Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Pobreza é a principal causa do trabalho infantil no País

por |
Atualmente no Brasil mais de quatro milhões de crianças e adolescentes estão trabalhando. Na faixa de cinco a 14 anos, em que a legislação proíbe toda forma de trabalho, o número chega a 1,4 milhão.

A pobreza e a baixa escolaridade das famílias estão entre as principais causas do trabalho infantil no País, segundo a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti), Isa Oliveira. Atualmente no Brasil mais de quatro milhões de crianças e adolescentes estão trabalhando. Na faixa de cinco a 14 anos, em que a legislação proíbe toda forma de trabalho, o número chega a 1,4 milhão.

O trabalho infantil reproduz a situação de pobreza e baixa escolaridade na qual os pais dessas crianças estão inseridos", destaca a secretária-executiva, no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, lembrado ontem. Para ela, entre os fatores para que as crianças permaneçam trabalhando está o fato de as famílias não considerarem a escola uma alternativa. "Principalmente na área rural, há uma grande precariedade educacional, acrescida da precariedade no transporte para que essas crianças cheguem à escola", lembrou ela.

Segundo o coordenador da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, a questão cultural contribui para os índices de trabalho infantil no País. "Esse processo já foi quase que institucionalizado em algumas famílias por causa de uma suposta tradição de formação e caráter que está associada ao trabalho infantil."

Fonte: DCI

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias