
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul apresentou queda de 1,8% em 2012, na comparação com 2011, revelou a Fundação de Economia e Estatística (FEE), na manhã desta segunda-feira (11). A Agropecuária, com recuo de 27,6%, e a Indústria, com queda de 2,3%, foram os destaques negativos. Na contramão desses dois setores, os Serviços tiveram variação positiva, de 2,6%.
No quarto trimestre, o PIB apresentou queda de 0,7% quando comparado com o de igual trimestre do ano anterior. O número foi resultado das reduções de 2% nos impostos e de 0,5% no Valor Adicionado Bruto (VAB). A Agropecuária cresceu 2,7%. A Indústria recuou 5,6%, com a Indústria de transformação apresentando queda de 8,9%.
A estiagem que atingiu o Estado durante o verão determinou fortes perdas para a lavoura. Expressivas quedas no rendimento médio causaram reduções de 49,3% na quantidade produzida de soja, de 45,3% na de milho e de 28,2% na de feijão. Outra fonte de efeitos negativos sobre a produção industrial do Rio Grande do Sul em 2012 foi o mercado externo. Menor crescimento da demanda internacional de modo geral e a implantação de barreiras comerciais por parte da Argentina em particular resultaram em queda das exportações industriais gaúchas.
Em valores correntes, o PIB do Rio Grande do Sul atingiu R$ 296,34 bilhões em 2012, representando 6,73% do PIB brasileiro, uma pequena redução em relação à participação de 2011, que era de 6,77%, mas superior aos 6,70% de 2010. O PIB per capita alcançou o valor de R$ 27.514, variação de -2,2% na comparação com 2011.
Fonte: Jornal do Comércio

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).