Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

PIB do RS apresenta queda de 1,8% em 2012

por |
O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul apresentou queda de 1,8% em 2012, na comparação com 2011.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul apresentou queda de 1,8% em 2012, na comparação com 2011, revelou a Fundação de Economia e Estatística (FEE), na manhã desta segunda-feira (11). A Agropecuária, com recuo de 27,6%, e a Indústria, com queda de 2,3%, foram os destaques negativos. Na contramão desses dois setores, os Serviços tiveram variação positiva, de 2,6%.

No quarto trimestre, o PIB apresentou queda de 0,7% quando comparado com o de igual trimestre do ano anterior. O número foi resultado das reduções de 2% nos impostos e de 0,5% no Valor Adicionado Bruto (VAB). A Agropecuária cresceu 2,7%. A Indústria recuou 5,6%, com a Indústria de transformação apresentando queda de 8,9%.

A estiagem que atingiu o Estado durante o verão determinou fortes perdas para a lavoura. Expressivas quedas no rendimento médio causaram reduções de 49,3% na quantidade produzida de soja, de 45,3% na de milho e de 28,2% na de feijão. Outra fonte de efeitos negativos sobre a produção industrial do Rio Grande do Sul em 2012 foi o mercado externo. Menor crescimento da demanda internacional de modo geral e a implantação de barreiras comerciais por parte da Argentina em particular resultaram em queda das exportações industriais gaúchas.

Em valores correntes, o PIB do Rio Grande do Sul atingiu R$ 296,34 bilhões em 2012, representando 6,73% do PIB brasileiro, uma pequena redução em relação à participação de 2011, que era de 6,77%, mas superior aos 6,70% de 2010. O PIB per capita alcançou o valor de R$ 27.514, variação de -2,2% na comparação com 2011.

Fonte: Jornal do Comércio

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias