
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

A participação das mulheres trabalhando no comércio do Rio Grande do Sul na última década aumentou de 40%, em 2000, para 46%, em 2010. No ramo de contabilidade elas chegam ser 73%, enquanto nos serviços em geral o índice é de 55%. Estes dados fazem parte de pesquisa do DIEESE sobre o perfil das trabalhadoras no comércio e serviços encomendado pela Fecosul – Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande di Sul - e revelados na terça-feira (27) em atividade relativa ao Dia Internacional da Mulher, promovida pela Secretaria da Mulher da Fecosul.
O total de mulheres trabalhando no comércio no Rio Grande do Sul chegou a 132 mil, mais da metade delas (58%) com ensino médio. Um terço destas trabalhadoras é jovem com idade entre 18 e 24 anos, e muitas são mães, com filhos de sete a 14 anos. Apesar do crescimento da presença feminina no setor, elas ainda ganham 76% do salário dos homens. Para Daniela Sandi, economista do DIEESE, está entre as tarefas dos sindicatos garantir conquistas nas convenções coletivas, como auxílio creche, por exemplo, que melhorem as condições de trabalho no setor.
Fonte: Dieese

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).