
Neco fala sobre atuação do sindicato em programa do MPV
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
A participação das mulheres trabalhando no comércio do Rio Grande do Sul na última década aumentou de 40%, em 2000, para 46%, em 2010. No ramo de contabilidade elas chegam ser 73%, enquanto nos serviços em geral o índice é de 55%. Estes dados fazem parte de pesquisa do DIEESE sobre o perfil das trabalhadoras no comércio e serviços encomendado pela Fecosul – Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande di Sul - e revelados na terça-feira (27) em atividade relativa ao Dia Internacional da Mulher, promovida pela Secretaria da Mulher da Fecosul.
O total de mulheres trabalhando no comércio no Rio Grande do Sul chegou a 132 mil, mais da metade delas (58%) com ensino médio. Um terço destas trabalhadoras é jovem com idade entre 18 e 24 anos, e muitas são mães, com filhos de sete a 14 anos. Apesar do crescimento da presença feminina no setor, elas ainda ganham 76% do salário dos homens. Para Daniela Sandi, economista do DIEESE, está entre as tarefas dos sindicatos garantir conquistas nas convenções coletivas, como auxílio creche, por exemplo, que melhorem as condições de trabalho no setor.
Fonte: Dieese
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.