Pesquisa sobre trabalhadoras no comércio do RS

A participação das mulheres trabalhando no comércio do Rio Grande do Sul na última década aumentou de 40%, em 2000, para 46%, em 2010. No ramo de contabilidade elas chegam ser 73%, enquanto nos serviços em geral o índice é de 55%.  Estes dados fazem parte de pesquisa do DIEESE sobre o perfil das trabalhadoras no comércio e serviços encomendado pela Fecosul – Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande di Sul - e revelados na terça-feira (27) em atividade relativa ao Dia Internacional da Mulher, promovida pela Secretaria da Mulher da Fecosul.

O total de mulheres trabalhando no comércio no Rio Grande do Sul chegou a 132 mil, mais da metade delas (58%) com ensino médio. Um terço destas trabalhadoras é jovem com idade entre 18 e 24 anos, e muitas são mães, com filhos de sete a 14 anos.  Apesar do crescimento da presença feminina no setor, elas ainda ganham 76% do salário dos homens. Para Daniela Sandi, economista do DIEESE, está entre as tarefas dos sindicatos garantir conquistas nas convenções coletivas, como auxílio creche, por exemplo, que melhorem as condições de trabalho no setor.

Fonte: Dieese