Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Conforme divulgado pela FEE-RS, o PIB gaúcho registrou queda de 1,8% no primeiro trimestre de 2012 em relação a igual período do ano anterior. Já na comparação com o último trimestre de 2011, houve retração de 2,2%. O desempenho negativo foi puxado, principalmente, pelo decréscimo significativo da Agropecuária, a qual foi fortemente impactada pela estiagem.
Em termos desagregados, pela ótica do produto, em relação ao primeiro trimestre de 2011, a Agropecuária teve queda de 27,0%. Dentre os determinantes para essa redução, cabe ressaltar o desempenho ruim das principais culturas do Estado, cujas estimativas para 2012 apontam quedas expressivas para soja (-48,5%), milho (-44,3%) e arroz (-13,5%). A Indústria, por sua vez, teve alta de 0,9%. Esse acréscimo, no entanto, foi puxado pela Construção Civil (4,5%) e Demais Indústrias (8,7%), enquanto a Indústria de Transformação caiu 1,1%, com desataque para as quedas de Veículos Automotores (-19,5%), Metalurgia Básica (-12,5%) e Borracha e Plástico (-10,5%). O setor de Serviços, por sua vez, registrou alta de 2,4%. Dentre os seus componentes, destaque para o acréscimo nos Serviços de Transporte (5,0%), Administração Pública (3,7%) e Comércio (3,2%). Com o PIB do 1º trimestre de 2012, o crescimento acumulado em 12 meses foi de 3,0%.
O desempenho negativo nos três primeiros meses reflete claramente os efeitos da estiagem e a fraca atividade da Indústria de Transformação, que enfrenta problemas de competitividade em meio a uma crise internacional. Para o próximo trimestre, a perspectiva é de que atividade econômica continue registrando fracos resultados no RS. Os dados da Indústria já divulgados para esse período indicam desempenho negativo. Adicionalmente, a estiagem ainda deverá impactar o resultado do próximo trimestre. Dessa forma, mesmo que haja alguma recuperação da economia gaúcha nos últimos trimestres do ano, o desempenho do PIB gaúcho deverá ser inferior ao brasileiro, que, por sua vez registra perspectivas de expansão para 2012 cada vez menores. O relatório Focus do Banco Central projeta alta inferior a 2,0% no ano.
Fonte: Fecomércio-RS
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.