Nota Técnica: No primeiro trimestre de 2012, PIB gaúcho cai 1,8%
por Jousi Quevedo | Conforme divulgado pela FEE-RS, o PIB gaúcho registrou queda de 1,8% no primeiro trimestre de 2012 em relação a igual período do ano anterior. Já na comparação com o último trimestre de 2011, houve retração de 2,2%.
Conforme divulgado pela FEE-RS, o PIB gaúcho registrou queda de 1,8% no primeiro trimestre de 2012 em relação a igual período do ano anterior. Já na comparação com o último trimestre de 2011, houve retração de 2,2%. O desempenho negativo foi puxado, principalmente, pelo decréscimo significativo da Agropecuária, a qual foi fortemente impactada pela estiagem.
Em termos desagregados, pela ótica do produto, em relação ao primeiro trimestre de 2011, a Agropecuária teve queda de 27,0%. Dentre os determinantes para essa redução, cabe ressaltar o desempenho ruim das principais culturas do Estado, cujas estimativas para 2012 apontam quedas expressivas para soja (-48,5%), milho (-44,3%) e arroz (-13,5%). A Indústria, por sua vez, teve alta de 0,9%. Esse acréscimo, no entanto, foi puxado pela Construção Civil (4,5%) e Demais Indústrias (8,7%), enquanto a Indústria de Transformação caiu 1,1%, com desataque para as quedas de Veículos Automotores (-19,5%), Metalurgia Básica (-12,5%) e Borracha e Plástico (-10,5%). O setor de Serviços, por sua vez, registrou alta de 2,4%. Dentre os seus componentes, destaque para o acréscimo nos Serviços de Transporte (5,0%), Administração Pública (3,7%) e Comércio (3,2%). Com o PIB do 1º trimestre de 2012, o crescimento acumulado em 12 meses foi de 3,0%.
O desempenho negativo nos três primeiros meses reflete claramente os efeitos da estiagem e a fraca atividade da Indústria de Transformação, que enfrenta problemas de competitividade em meio a uma crise internacional. Para o próximo trimestre, a perspectiva é de que atividade econômica continue registrando fracos resultados no RS. Os dados da Indústria já divulgados para esse período indicam desempenho negativo. Adicionalmente, a estiagem ainda deverá impactar o resultado do próximo trimestre. Dessa forma, mesmo que haja alguma recuperação da economia gaúcha nos últimos trimestres do ano, o desempenho do PIB gaúcho deverá ser inferior ao brasileiro, que, por sua vez registra perspectivas de expansão para 2012 cada vez menores. O relatório Focus do Banco Central projeta alta inferior a 2,0% no ano.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.