Nota técnica da Fecomércio - Comércio deverá fechar 2011 com crescimento entre 6% e 6,5%
Jousi Quevedo

O resultado das vendas do Rio Grande do Sul ficou aquém do brasileiro, que para essa base de comparação registrou acréscimo de 0,6%.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, a qual consulta empresas com 20 ou mais funcionários, em setembro as vendas do varejo gaúcho permaneceram estáveis em relação ao desempenho de agosto na série sazonalmente ajustada. O resultado das vendas do Rio Grande do Sul ficou aquém do brasileiro, que para essa base de comparação registrou acréscimo de 0,6%. Em relação a setembro de 2010, o varejo gaúcho apresentou expansão de 4,5%, também inferior a elevação das vendas em nível nacional, de 5,3%. No acumulado do ano, o varejo acumula elevação de 6,44%. Em igual período de 2010 a expansão foi de 10,57%. Já no acumulado em 12 meses, também percebe-se desaceleração, a taxa de crescimento caiu de 9,9% em setembro de 2010 para 7,7% em setembro de 2011.

Setorialmente, as atividades com maior acréscimo, na comparação com setembro do ano passado, foram: Tecidos, Vestuário e Calçados (14,2%), Móveis e Eletrodomésticos (13,5%), Combustíveis e Lubrificantes (8,9%) e Artigos Farmacêuticos, Médicos, Ortopédicos, de Perfumaria e Cosméticos (7,3%). Em sentido oposto, os setores que apresentaram queda foram: Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-7,2%) e Hipermercados e Supermercados (2,0%). Considerando o varejo ampliado, as vendas do setor de Veículos e Motos, Partes e Peças tiveram elevação de 3,1%, enquanto Material de Construção registrou expansão de 5,5%.

Para os próximos meses espera-se continuidade no processo de desaceleração das vendas do comércio, em consonância com as perspectivas menos favoráveis para o crescimento da atividade econômica. Contudo, em decorrência de fatores como mercado de trabalho aquecido e concessões de crédito em ritmo ainda bastante elevado, espera-se que o comércio encerre 2011 com crescimento entre 6% e 6,5%, desempenho robusto se comparado as projeções de expansão do PIB.

Para o Natal, espera-se que o desempenho seja melhor que o verificado em 2010, ainda que com uma taxa de crescimento menor, entre 6% e 8%. Em dezembro de 2010, as vendas do comércio no Rio Grande do Sul cresceram, nessa base, 11,1% - desempenho em grande parte explicado pela baixa base de comparação de 2009.

Veja tabela clicando aqui.

Fonte: Fecomércio-RS

Voltar pro topo