Nota Técnica: Confiança de serviços registra queda entre abril e maio

De acordo com a Sondagem de Serviços, divulgada pela FGV, a confiança dos empresários do setor apresentou retração de 2,5% entre abril e maio. A piora no índice é reflexo tanto de uma queda no Índice de Situação Atual (-1,9%), quanto no Índice de Expectativas (-3,0%). Na comparação interanual, o índice apresentou o pior resultado desde agosto de 2009, ao cair 5,9%. Em abril, a variação interanual havia sido de -4,8%. Ainda, para essa base de comparação, o ISA-S e o IE-S tiveram retrações significativas, de 8,1% e 4,1%, respectivamente.

No que se refere ao ISA-S, o quesito que mede a percepção dos empresários do setor sobre a demanda atual teve decréscimo de 9,7% e foi o que mais contribuiu para a queda interanual: das empresas consultadas, 20,1% consideram a demanda atual como forte (frente a 26,3% no ano passado), enquanto 18,6% a consideram fraca (contra 13,9%). Com relação ao IE-S, ainda na comparação interanual, destaque para o indicador que mede as expectativas do empresário quanto à tendência dos negócios nos seis meses seguintes, o qual caiu 4,6%, passando para os 141,8 pontos, menor valor desde dezembro de 2011 (138,7). A parcela de empresas prevendo melhora nos negócios diminuiu de 51,9% para 46,2%. Já a proporção das que esperam piora passou de 3,3% para 4,4% do total.

Embora a Confiança de Serviços esteja menor do que em igual período do ano passado, os empresários permanecem otimistas. Para os próximos meses, em decorrência da perspectiva de melhor desempenho da atividade econômica, deveremos observar acréscimo na Confiança de Serviços, contudo, por já estar em nível elevado, a alta não deverá ser expressiva.

Fonte: Fecomércio