Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
De acordo com a Sondagem de Serviços, divulgada pela FGV, a confiança dos empresários do setor apresentou retração de 2,5% entre abril e maio. A piora no índice é reflexo tanto de uma queda no Índice de Situação Atual (-1,9%), quanto no Índice de Expectativas (-3,0%). Na comparação interanual, o índice apresentou o pior resultado desde agosto de 2009, ao cair 5,9%. Em abril, a variação interanual havia sido de -4,8%. Ainda, para essa base de comparação, o ISA-S e o IE-S tiveram retrações significativas, de 8,1% e 4,1%, respectivamente.
No que se refere ao ISA-S, o quesito que mede a percepção dos empresários do setor sobre a demanda atual teve decréscimo de 9,7% e foi o que mais contribuiu para a queda interanual: das empresas consultadas, 20,1% consideram a demanda atual como forte (frente a 26,3% no ano passado), enquanto 18,6% a consideram fraca (contra 13,9%). Com relação ao IE-S, ainda na comparação interanual, destaque para o indicador que mede as expectativas do empresário quanto à tendência dos negócios nos seis meses seguintes, o qual caiu 4,6%, passando para os 141,8 pontos, menor valor desde dezembro de 2011 (138,7). A parcela de empresas prevendo melhora nos negócios diminuiu de 51,9% para 46,2%. Já a proporção das que esperam piora passou de 3,3% para 4,4% do total.
Embora a Confiança de Serviços esteja menor do que em igual período do ano passado, os empresários permanecem otimistas. Para os próximos meses, em decorrência da perspectiva de melhor desempenho da atividade econômica, deveremos observar acréscimo na Confiança de Serviços, contudo, por já estar em nível elevado, a alta não deverá ser expressiva.
Fonte: Fecomércio
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.