Nota Técnica: Confiança de serviços registra queda entre abril e maio
por Jousi Quevedo | Na comparação interanual, o índice apresentou o pior resultado desde agosto de 2009, ao cair 5,9%. Em abril, a variação interanual havia sido de -4,8%.
De acordo com a Sondagem de Serviços, divulgada pela FGV, a confiança dos empresários do setor apresentou retração de 2,5% entre abril e maio. A piora no índice é reflexo tanto de uma queda no Índice de Situação Atual (-1,9%), quanto no Índice de Expectativas (-3,0%). Na comparação interanual, o índice apresentou o pior resultado desde agosto de 2009, ao cair 5,9%. Em abril, a variação interanual havia sido de -4,8%. Ainda, para essa base de comparação, o ISA-S e o IE-S tiveram retrações significativas, de 8,1% e 4,1%, respectivamente.
No que se refere ao ISA-S, o quesito que mede a percepção dos empresários do setor sobre a demanda atual teve decréscimo de 9,7% e foi o que mais contribuiu para a queda interanual: das empresas consultadas, 20,1% consideram a demanda atual como forte (frente a 26,3% no ano passado), enquanto 18,6% a consideram fraca (contra 13,9%). Com relação ao IE-S, ainda na comparação interanual, destaque para o indicador que mede as expectativas do empresário quanto à tendência dos negócios nos seis meses seguintes, o qual caiu 4,6%, passando para os 141,8 pontos, menor valor desde dezembro de 2011 (138,7). A parcela de empresas prevendo melhora nos negócios diminuiu de 51,9% para 46,2%. Já a proporção das que esperam piora passou de 3,3% para 4,4% do total.
Embora a Confiança de Serviços esteja menor do que em igual período do ano passado, os empresários permanecem otimistas. Para os próximos meses, em decorrência da perspectiva de melhor desempenho da atividade econômica, deveremos observar acréscimo na Confiança de Serviços, contudo, por já estar em nível elevado, a alta não deverá ser expressiva.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.