Nota Técnica: Confiança de Serviços registra alta em março

Segundo a Sondagem de Serviços, divulgada pela FGV, a confiança dos empresários do setor apresentou alta de 0,3% entre fevereiro e março.

Esse resultado é reflexo de um acréscimo de 1,6% no Índice de Situação Atual (ISA-S) e queda de 0,6% no Índice de Expectativas (IE-S). Na comparação com igual mês do ano anterior, a Confiança de Serviços caiu 1,0%, retração menor do que a verificada em fevereiro (-3,2%). Para essa base de comparação, o ISA-S registrou queda de 2,7%, enquanto o IE apresentou expansão de 0,3%.

Acerca do ISA-S, destaque para o quesito que mede a percepção do setor sobre a situação atual dos negócios, o qual registrou queda de 1,0% em relação a março de 2012. Já com relação ao IE-S, o indicador do nível de demanda para os próximos três meses teve acréscimo de 0,5%. A parcela de empresas prevendo aumento da demanda cresceu marginalmente, passando de 52,4% em março de 2011 para 52,6% em março de 2012, enquanto a proporção das que esperam queda passou de 4,9% para 4,4% do total.

No que se refere aos setores, em relação a março do ano anterior, apenas Serviços de Limpeza em Prédios, Domicílios e Outros Serviços Prestados às Empresas e Serviços de Informação registraram acréscimo, de 4,1% e 7,5%, respectivamente. Os demais setores, tiveram queda, com destaque para: Serviços de Alojamento (-10,9%), Transporte Rodoviário (-9,7%) e Serviços de Alimentação (-8,3%).

Embora a Confiança de Serviços esteja menor do que a verificada em igual período de 2011, acreditamos que, nos próximos meses, em linha com a perspectiva de uma retomada de um ritmo mais intenso da economia, a Confiança de Serviços registre alta. Contudo, em decorrência dessa já estar em um patamar razoavelmente alto (130 pontos), o aumento não deverá ser expressivo. Por fim, cabe destacar que a atual situação (superior aos 100 pontos) revela otimismo por parte dos empresários de Serviços.

Fonte: Fecomércio