
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Esse resultado é reflexo de um acréscimo de 1,6% no Índice de Situação Atual (ISA-S) e queda de 0,6% no Índice de Expectativas (IE-S). Na comparação com igual mês do ano anterior, a Confiança de Serviços caiu 1,0%, retração menor do que a verificada em fevereiro (-3,2%). Para essa base de comparação, o ISA-S registrou queda de 2,7%, enquanto o IE apresentou expansão de 0,3%.
Acerca do ISA-S, destaque para o quesito que mede a percepção do setor sobre a situação atual dos negócios, o qual registrou queda de 1,0% em relação a março de 2012. Já com relação ao IE-S, o indicador do nível de demanda para os próximos três meses teve acréscimo de 0,5%. A parcela de empresas prevendo aumento da demanda cresceu marginalmente, passando de 52,4% em março de 2011 para 52,6% em março de 2012, enquanto a proporção das que esperam queda passou de 4,9% para 4,4% do total.
No que se refere aos setores, em relação a março do ano anterior, apenas Serviços de Limpeza em Prédios, Domicílios e Outros Serviços Prestados às Empresas e Serviços de Informação registraram acréscimo, de 4,1% e 7,5%, respectivamente. Os demais setores, tiveram queda, com destaque para: Serviços de Alojamento (-10,9%), Transporte Rodoviário (-9,7%) e Serviços de Alimentação (-8,3%).
Embora a Confiança de Serviços esteja menor do que a verificada em igual período de 2011, acreditamos que, nos próximos meses, em linha com a perspectiva de uma retomada de um ritmo mais intenso da economia, a Confiança de Serviços registre alta. Contudo, em decorrência dessa já estar em um patamar razoavelmente alto (130 pontos), o aumento não deverá ser expressivo. Por fim, cabe destacar que a atual situação (superior aos 100 pontos) revela otimismo por parte dos empresários de Serviços.
Fonte: Fecomércio
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.