Nota sobre a paralisação dos servidores da segurança pública
por Gabriella Oliveira | Orientação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre.
Na semana passada os sindicatos de categorias da segurança pública publicaram nota convocando paralisação para esta quinta-feira (4), recomendando a população evitar sair de casa. Neste dia, o cuidado ao transitar pela rua e até mesmo nos locais de trabalho, deve ser redobrado devido à falta de segurança, mas infelizmente essa já é uma rotina a qual os trabalhadores e os comerciantes já estão acostumados.
O descaso do governo com a segurança pública começa na desvalorização dos trabalhadores do setor, que diariamente colocam sua vida em risco sem ao menos terem a garantia de que ao final do mês terão seus salários pagos. A paralisação desta quinta-feira é motivada justamente por isso. A causa é justa e por isso acreditamos que as demais categorias devem se solidarizar à ela, contudo, não é justo que, mais uma vez, os trabalhadores arquem com os prejuízos que são consequência de uma má administração pública.
Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte de Porto Alegre, até o momento não há manifestação de que não haverá ônibus circulando neste dia. O Sindicato ainda está organizando uma força de trabalho especial que estará à disposição dos trabalhadores rodoviários caso haja alguma ocorrência, ameaça ou insegurança direta ao trabalhador.
A orientação do Sindilojas Porto Alegre é de que os estabelecimentos abram e funcionem normalmente nesta quinta-feira.
Sendo assim, o Sindec orienta que, frente ao funcionamento normal do transporte público e do comércio em Porto Alegre, os comerciários dirijam-se aos seus locais de trabalho.
O Sindec ainda ressalta que estará atento caso haja alguma ocorrência que afete a categoria comerciária durante o expediente, colocando-se à disposição quando for necessário.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.