No primeiro dia, I CNETD mobiliza Força Sindical e Mundo do Trabalho

A Conferência é coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e foi precedida por conferencias estaduais, distritais e municipais.

Intenso movimento congestionou o saguão do Centro de Convenções na parte da manhã, uma vez que são aguadados 1.600 delegados de todo o país. Às 14h, houve reunião da Comisão Organizadora Nacional (COM) e às 16h a solenidade de abertura, na qual em que era esperada a visita da presidente da república, Dilma Rousseff, que foi representada pelo ministro Chefe da Secreatrario Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, vaiado em seu pronunciamento por ativistas da CUT. Às 17h30min, os presentes assistiram à palestra e, às 20h, foi realizada a Plenária de Aprovação do Regulamento Interno.

COESÃO NACIONAL - A Força Sindical reuniu os delegados representantes da Central que participarão da I Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente (I CNETD), que se realiza em Brasilia, entre os dias 8 e 11 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Coordenada Ruth Coelho Monteiro, secretária de Direitos Humanos da Central, a reunião serviu para dar coesão à bancada e informar sobre a dinâmica da conferência e direcionar os delegados para os grupos de trabalho. Ao classificar a I CNETD como histórica para o Brasil e o mundo, a sindicalista manifestou o desejo da Força Sindical de apontar diretrizes progressistas para a elaboração de políticas públicas e sinalizar para o tipo de país que importa para o trabalhador.

Entre os informes, o posicionamento da Central na coordenação, secretaria e relatoria de grupos de trabalho e também o fato de as centrais terem assumido posições concensuais em questões pontuais para o Mundo do Trabalho, como jornada de 40 horas semanais, fim do fator previdenciário e do trabalho escravo.

REPRESENTATIVIDADE - E meio a dezenas de sindicalistas, destaque para o secretário nacional de Relações Internacionais da Força, Nilton Neco, que também é membro do Conselho de Admninistração da Organização Internacional do Trabalho (OIT); Sergio Leite, presidente da Federação dos Químicos e Farmacêuticos de São Paulo e 1º secretario da Força Sindical, Alexandro Martins Costa, presidente da Força capixaba; Maria Auxiliadora dos Santos, secretária nacional de Políticas para Mulheres; Jefferson Tiego, secretário nacional da Juventude; Rsângela Lopes, presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Minas Gerais e Rosamary Figueiredo Fontes, da Força do Mato Grosso.

A CONFERÊNCIA - A I CNETD tem por objetivo geral a promoção de um amplo debate no território nacional envolvendo a temática das políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social, na perspectiva da construção e promoção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente, a partir das prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente de 2010. A Conferência é coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e foi precedida por conferencias estaduais, distritais e municipais/intermunicipais, realizadas em 2011.

**

LEVANTAMENTO** - Uma pesquisa de Perfil e Percepção, coordenada pela comissão nacional do evento e contento 34 questões, foi aplicada entre os delegados que circulavam no recinto da I CNETD, a fim de identificar as expectaticvas de público tão heterogêneo. Os resultados virão à tona em cerca de dois meses, quando estarão tabuladas as respostas, conforme esclareceu a consultora responsável, Diana Barbosa.

Fonte: Renato Ilha/ Força Sindical Nacional