Nilton Neco palestra no Encontro Estadual da Fetracos-RS
por Ligiane Brondani | O dirigente explicou que durante a última reunião do Secretariado, foi aprovada que a Força Sindical, junto com as demais centrais, participe da elaboração de uma pauta nacional da categoria.
Encerrando as atividades do encontro da Fetracos-RS, Nilton Neco, Presidente do Sindec-POA, Secretário do Sentracomserv e Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, palestrou sobre a pauta unificada dos comerciários do Brasil.
Iniciando o debate, Neco falou sobre os compromissos internacionais que participou durante o ano, onde representou os comerciários da Força Sindical, destacando que na conferência realizada em Genebra, as centrais encaminharam uma ação junto a OIT em relação à interferência do Ministério Público nas centrais sindicais do Brasil.
Este é um ponto de avanço, pois sabemos que o Ministério Público não quer conversa e inclusive já entrou com ação proibindo o recolhimento da contribuição sindical confederativa dos não associados. A OIT acolheu nossa reinvindicação e iremos negociar nessa mesa que reunirá MP, TST, Governo Federal e as Centrais", explicou.
Pauta unificada
Neco falou sobre a recomposição do Secretariado Nacional dos Comerciários da Força Sindical, ocorrida neste ano. "Assumimos o secretariado com o compromisso, não só de ter uma pauta unificada dos comerciários a nível de Brasil, como também de construir um site, que já está no ar e agrega informações dos sindicatos dos comerciários filiados à Central em todo o Brasil", disse.
O dirigente explicou que durante a última reunião do Secretariado, foi aprovada que a Força Sindical, junto com as demais centrais, participe da elaboração de uma pauta nacional da categoria que será entregue a CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) e às autoridades governamentais (presidência da República, além dos presidentes da Câmara dos Deputados e Senado).
A pauta de reivindicações dos comerciários conterá, dentre outras, três reivindicações que afetam a categoria em âmbito nacional. O horário de trabalho, pois em muitos locais a jornada chega até 10 ou 12 horas por dia; o estabelecimento do piso nacional e a regulamentação do trabalho aos domingos e feriados.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.