Mundo sindical.

Navegação principal do site

Neto faz balanço da atuação sindical dos movimentos ligados à Força

por |
Sindicalista disse que o fortalecimento de líderes, unidade de ação e mobilização são os eixos que elevam a ação sindical da central.

João Guilherme Vargas Neto realizou o Balanço das Ações Sindicais no último painel do Seminário Força Sul na manhã desta quarta-feira. O palestrante falou que a conjuntura brasileira e a crise mundial o país está passando por mudanças na política e na orientação da economia. "Com fortalecimento e acontecimento de orientações que coloca a economia próxima do que o movimento sindical defende", afirmou.

Os países ainda não encontraram solução para a crise por falta de recursos políticos e falta de clareza das ideias. "Essa é o nosso panorama da situação. A política econômica tem avançado na direção do que os trabalhadores tem reivindicado", frisou.

Os sindicalistas tem de lutar pela qualificação produtiva, incluindo todo o processo produtivo no movimento de qualificação, para criar condições competitivas no país. Nesse sentido, baixar juros, aumentar consumo interno e gerar condições decentes de trabalho e salários. "A nossa estratégia é recuperar o protagonismo do movimento no fim da ditadura militar. As centrais estão recuperando o protagonismo colocado em dúvida também pelos movimentos neoliberais", destacou Neto. Os eixos de recuperação são: o papel do presidente da Força Sindical Nacional (fortalecimento das lideranças individuais); a unidade de ação; e mobilização (exercício da ação na rua e lutas)

Os três eixos são o que garantem sucesso à luta pela agenda trabalhista, confirmou Neto, dizendo que determinados temas aproximam mais o movimento sindical da sociedade. O Trabalho Decente é um bom exemplo para explicar tal realidade. "A estratégia desta convenção da OIT é ampla e sensibiliza o entendimento da população. Todas as campanhas do TD em todo o mundo estão visando as péssimas condições de trabalho na China", disse.

O TD também incentiva as composições tripartites que ampliam soluções e relações, colocando elementos da cadeia produtiva em foco.

Texto: Josemari Quevedo.

Fotografias: Cíntia Rodriguês

Notícias

Prestação de contas é aprovada em Assembleia pela categoria

Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.

Sindec-POA completa 93 anos em julho

Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.

Carregando as notícias