Mundo sindical.

Navegação principal do site

Neco participa de intercâmbio com sindicalistas chineses

por |
várias pessoas sentadas ao redor de uma mesa.
Intercâmbio Brasil/China põe em prática nova fase do internacionalismo sindical.

A existência de uma profunda crise mundial, que atravessa a esfera do trabalho, coloca o internacionalismo sindical diante do desafio de adequar as formas de luta e de organização. A maneira globalizada e conectada em rede (informatizado) pode estabelecer outro patamar no diálogo entre as lideranças e o próprio sindicalismo. A nova abordagem deve considerar o papel da comunicação, da cultura e das novas tecnologias da informação e da comunicação.

O papel do internacionalismo operário, que vem sendo confrontado pela desordem econômica global, tem cobrado renovação na postura dos sindicalistas, a partir das múltiplas formas do trabalho assalariado, da identidade de classe e de atividade sindical propriamente dita.

O encontro de intercâmbio entre representantes empresariais e de dirigentes da Força Minas com a delegação de sindicalistas chineses, realizado, em 08/07, na Sala Direx, do prédio da Federação das Indústrias (FIEMG), pôs em prática a tarefa de renovar o relacionamento entre povos de localização distante, mas que elegeram o trabalho decente como elemento comum para ambos.

HISTÓRIA MILENAR E RENOVAÇÃO

Falando em nome da Secretaria de Relações Internacionais e do secretário nacional, Nilton Neco, o assessor para Assuntos Internacionais da Força Sindical, Ortelio Palacio Cuesta, agradeceu a recepção feita pela Federação das Indústrias e fez menção às palavras de Vandeir Messias, presidente da Força Minas, quando enalteceu a expressão da cultura milenar da China.

Cuesta manifestou a impressão positiva que trouxe de Nanquin, "Capital de Sete Dinastias" e principal centro econômico da Província de Jiangsu. O sindicalista classificou o BRICS – grupo político integrado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul – como ponto de equilíbrio nas relações internacionais e que atua no concerto internacional na globalização da economia.

A representatividade sindical da Força Minas, expressa na presença de dirigentes dos ramos fabril e de serviços, foi notada na composição da delegação chinesa, formada pela presidente da JFTU (União Sindical de Jiangsu, instituição estadual do segundo polo industrial da China), Xing Chunning; por Chen Derong, membro da Comissão Permanente do Comitê do Partido Municipal de Wuxi e presidente da Federação Municipal dos Sindicatos de Wuxi; Wary Rongzheng, vice-presidente da Confederação Consultiva Política Municipal de Zhenjiang e Presidente da Federação Municipal dos Sindicatos de Zhenjiang; Ge Yuqin, presidente da Federação Municipal dos Sindicatos de Nantong e MiaoJianhua, chefe do Departamento de Relações Internacionais da JFTU.

Fonte: Força Sindical/MG

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias